AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DESDE O SÉCULO XIX, NOS MOSTRAM QUE ? POSSÍVEL APRIMORAR OS MÉTODOS DE ENSINO E DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR. PENSANDO NISSO, NESTE ARTIGO PROCURAMOS DESENVOLVER TEMÁTICAS A RESPEITO DESSA TRANSFORMAÇÃO E DE COMO ? POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DESSA MUDANÇA EM REALIDADES ESCOLARES QUE AINDA SÃO REPRODUZIDAS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO, SENDO ESSA A FINALIDADE DO TRABALHO E A SUA PROPOSTA. PROCURAMOS MOSTRAR TAMBÉM, QUE A PARTIR DESSA TRANSFORMAÇÃO, ACABAMOS DANDO UM NOVO SIGNIFICADO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA PARA A CLASSE DISCENTE E DOCENTE. FIZEMOS USO DE ANÁLISES ACERCA DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS COMO BOLSISTAS DO PIBID, ONDE OBSERVAMOS O AMBIENTE ESCOLAR COMO FONTE DE PESQUISA, PERCEBENDO COMO SE DAVA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DENTRO DA SALA DE AULA, IDENTIFICANDO POSSÍVEIS FALHAS NO ENSINO, BUSCANDO ASSIM MÉTODOS QUE DESENVOLVESSEM AUTONOMIA E A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, MELHORANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS.