ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO
DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64398 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 193 "titulo" => """ ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO\r\n DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS D?O SUPORTE AOS ALUNOS PARA QUE POSSAM DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES ATRAVÉS DOS CONCEITOS CONTIDOS NESTE MATERIAL. ? V?LIDO SALIENTAR QUE ESTE MEIO DIDÁTICO ? UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS. ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS NOS APEGAR SOMENTE AO QUE ? ENSINADO NESTE RECURSO: PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA UM RACIOC?NIO COM MAIS RELEVÂNCIA, OUTROS ASPECTOS DEVEM SER INSERIDOS, COMO A UTILIZAÇÃO DE OUTRAS FONTES DE PESQUISAS, PARA QUE HAJA UMA MELHOR ORIENTAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O PRESENTE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO NÃO S? RELATAR COMO SE APRESENTA O CAP?TULO SOBRE CLIMATOLOGIA, MAS TAMBÉM COMO SE DEU AS AULAS SOBRE ESTE, ANALISAMOS O CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA, UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. ESTE ARTIGO PAUTOU-SE NA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS COM BASE NOS QUESTIONAMENTOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NÃO SE APRESENTAR DE UMA FORMA QUE TRAGA ? TONA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA PARA O DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. SERIA INTERESSANTE QUE OS DISCENTES CONHECESSEM TAL IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO E IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, O ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTUDOS SOBRE CLIMATOLOGIA E ANÁLISE DOS CONTEÚDOS QUE FORAM EXPLICADOS NAS AULAS E ABORDADOS PELO LIVRO DIDÁTICO. ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA EM DEBATE, ESTA PESQUISA FOI FUNDAMENTADA PRINCIPALMENTE NAS CONSIDERAÇÕES DE AUTORES COMO, AZAMBUJA (2017), MARUYAMA (2009), ENTRE OUTROS AUTORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE, CLIMATOLOGIA, CONTEÚDO, CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID193_10102019110433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANILA SILVA" "autor_email" => "danilamaria40@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64398 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 193 "titulo" => """ ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO\r\n DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS D?O SUPORTE AOS ALUNOS PARA QUE POSSAM DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES ATRAVÉS DOS CONCEITOS CONTIDOS NESTE MATERIAL. ? V?LIDO SALIENTAR QUE ESTE MEIO DIDÁTICO ? UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS. ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS NOS APEGAR SOMENTE AO QUE ? ENSINADO NESTE RECURSO: PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA UM RACIOC?NIO COM MAIS RELEVÂNCIA, OUTROS ASPECTOS DEVEM SER INSERIDOS, COMO A UTILIZAÇÃO DE OUTRAS FONTES DE PESQUISAS, PARA QUE HAJA UMA MELHOR ORIENTAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O PRESENTE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO NÃO S? RELATAR COMO SE APRESENTA O CAP?TULO SOBRE CLIMATOLOGIA, MAS TAMBÉM COMO SE DEU AS AULAS SOBRE ESTE, ANALISAMOS O CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA, UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. ESTE ARTIGO PAUTOU-SE NA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS COM BASE NOS QUESTIONAMENTOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NÃO SE APRESENTAR DE UMA FORMA QUE TRAGA ? TONA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA PARA O DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. SERIA INTERESSANTE QUE OS DISCENTES CONHECESSEM TAL IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO E IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, O ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTUDOS SOBRE CLIMATOLOGIA E ANÁLISE DOS CONTEÚDOS QUE FORAM EXPLICADOS NAS AULAS E ABORDADOS PELO LIVRO DIDÁTICO. ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA EM DEBATE, ESTA PESQUISA FOI FUNDAMENTADA PRINCIPALMENTE NAS CONSIDERAÇÕES DE AUTORES COMO, AZAMBUJA (2017), MARUYAMA (2009), ENTRE OUTROS AUTORES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE, CLIMATOLOGIA, CONTEÚDO, CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID193_10102019110433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANILA SILVA" "autor_email" => "danilamaria40@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }