OS LIVROS DIDÁTICOS D?O SUPORTE AOS ALUNOS PARA QUE POSSAM DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES ATRAVÉS DOS CONCEITOS CONTIDOS NESTE MATERIAL. ? V?LIDO SALIENTAR QUE ESTE MEIO DIDÁTICO ? UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS. ENTRETANTO, NÃO DEVEMOS NOS APEGAR SOMENTE AO QUE ? ENSINADO NESTE RECURSO: PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA UM RACIOC?NIO COM MAIS RELEVÂNCIA, OUTROS ASPECTOS DEVEM SER INSERIDOS, COMO A UTILIZAÇÃO DE OUTRAS FONTES DE PESQUISAS, PARA QUE HAJA UMA MELHOR ORIENTAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O PRESENTE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO NÃO S? RELATAR COMO SE APRESENTA O CAP?TULO SOBRE CLIMATOLOGIA, MAS TAMBÉM COMO SE DEU AS AULAS SOBRE ESTE, ANALISAMOS O CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA, UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. ESTE ARTIGO PAUTOU-SE NA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS COM BASE NOS QUESTIONAMENTOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NÃO SE APRESENTAR DE UMA FORMA QUE TRAGA ? TONA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA PARA O DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. SERIA INTERESSANTE QUE OS DISCENTES CONHECESSEM TAL IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO E IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, O ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTUDOS SOBRE CLIMATOLOGIA E ANÁLISE DOS CONTEÚDOS QUE FORAM EXPLICADOS NAS AULAS E ABORDADOS PELO LIVRO DIDÁTICO. ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA EM DEBATE, ESTA PESQUISA FOI FUNDAMENTADA PRINCIPALMENTE NAS CONSIDERAÇÕES DE AUTORES COMO, AZAMBUJA (2017), MARUYAMA (2009), ENTRE OUTROS AUTORES.