O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM ABORDAR A RACIONALIZAÇÃO E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA, A PARTIR DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER (1982), UM DOS GRANDES PENSADORES DO SÉCULO XIX. PARTINDO DA EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA CAPES-UEPB, COMO ELEMENTO DE INTERMÉDIO PARA NOSSA ANÁLISE. A METODOLOGIA QUE UTILIZAMOS NESTE ESTUDO FOI DE CARÁTER TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICO COM NATUREZA QUALITATIVA, UMA VEZ QUE AS REFLEXÕES DERIVADAS DO NOSSO OBJETO EXIGIRAM UMA ANÁLISE DESTE CARÁTER. O OBJETIVO DO MESMO ? O DE ANALISAR A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA, EXPONDO A SUA TIPOLOGIA A RESPEITO, DANDO ÊNFASE A EDUCAÇÃO RACIONAL-BUROCRÍTICA E SEU ASPECTO INSTRUMENTAL DEMONSTRANDO, ASSIM, A FORMA COMO A MESMA INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DO INDIV?DUO COMO SER CRÍTICO, LEVANDO-O, ASSIM, A TORNA-SE UM SER TÉCNICO. DEMONSTRANDO ASSIM, A LUZ DO PENSAMENTO DE UM DOS CL?SSICOS DA SOCIOLOGIA, A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COM A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.