O PRESENTE TRABALHO PROP?E APRESENTAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO, NA ÁREA DE LITERATURA, INTITULADO: ?REPRESENTATIVIDADE, IDENTIDADE E ARTE - RIA?, ELABORADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS, DA UEPB - CAMPUS I, INSERIDOS NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O PROJETO RIA VERSA SOBRE A REPRESENTAÇÃO E INCLUSÃO DAS MINORIAS AO ENSINO POR MEIO DA LITERATURA. NESTE SENTIDO, RELATAREMOS A ELABORAÇÃO E AS ETAPAS QUE FORAM INSERIDAS NO PROJETO, COMO TAMBÉM A FORMA COMO ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU PARA NOSSA FORMAÇÃO DOCENTE, PELAS REFLEXÕES PROPORCIONADAS POR PEREIRA (2011), COSSON (2007), ENTRE OUTROS AUTORES, A CERCA DOS PROJETOS COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO SISTEMATICAMENTE ORGANIZADAS EM AÇÕES QUE INCLUEM DIVERSOS CONHECIMENTOS FUNDINDO TANTO OS INTERESSES INDIVIDUAIS QUANTO SOCIAIS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E DA LITERATURA EM SUA CONSTITUIÇÃO COMO FERRAMENTA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL.