ATRAVÉS DO PROJETO ?LEITURA EM EVOLUÇÃO: UM OLHAR PARA NOVOS MUNDOS? BUSCAMOS GERAR REFLEXÕES ACERCA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. PARA TANTO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, CUJA OP??O METODOLÓGICA FOI A PESQUISA DE CAMPO, REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, POR MEIO DE AULAS LECIONADAS DE FORMA DINÂMICA, LEVANDO PARA A SALA DE AULA MÉTODOS ATRAENTES PARA OS DISCENTES. PARA CONSOLIDAR NOSSAS IDEIAS, NOS UTILIZAREMOS DOS PENSAMENTOS DOS AUTORES: MARIA LAJOLO (1993), MARIA HELENA MARTINS (1993), CELY NUNES (2000), ENTRE OUTROS. ASSIM, POR MEIO DESSE TRABALHO REITERAMOS QUE A LEITURA ? UMA PRÁTICA ESSENCIAL NA VIDA DO ESTUDANTE, VISTO QUE QUANDO BEM COMPREENDEMOS, MELHOR PROVOCAMOS O REAL APRENDIZADO, GERANDO ASSIM, UMA VISÃO PARA NOVOS MUNDOS. EM OUTRAS PALAVRAS, TORNAMO-NOS SERES CAPAZES DE OBTER NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS CRÍTICOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO CADA LIVRO QUE LEMOS E CADA MUNDO QUE CONHECEMOS.