A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA A OPORTUNIDADE DE MELHORIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR, RELATIVOS AO DOM?NIO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO, NO QUE CONCERNE EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, POSSIBILITANDO AO FUTURO PROFESSOR O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DE ENSINO E O GERENCIAMENTO DO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. NESTE ARTIGO VAMOS DESCREVER UM POUCO SOBRE COMO FOI PARTICIPAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A VISÃO PR?VIA QUE OS RESIDENTES POSSUÍAM SOBRE O QUE ? LECIONAR E SER UM BOM PROFESSOR E COMO ESSA VISÃO FOI SE ALTERANDO COM O DECORRER DO PROGRAMA, COM AS ATIVIDADES NO CURSO DE FORMAÇÃO PARA RESIDENTES E NA IMERSÃO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. O PROGRAMA PERMITIU AO LICENCIANDO EM FÍSICA A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR A REALIDADE QUE PROFESSORES ENFRENTAM EM SUAS SALAS DE AULA, CONSIDERANDO A RIQUEZA DE AÇÕES POR NÓS PLANEJADAS E O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA. ADEMAIS, ? UM AÇÃO QUE PROPORCIONA A VIVÊNCIA E A OPORTUNIDADE DA CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO E ANÁLISE DE COMO SER PROFESSOR E, TALVEZ, SE TORNAR UM BOM EDUCADOR.