SABE-SE QUE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TÊM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO SOCIAL, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ? LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. A LEITURA DEVERÁ SERVIR PARA, ALÉM DE DESENVOLVER CAPACIDADES, CAUSAR PRAZER E AUXILIAR NOS M?LTIPLOS ENTENDIMENTOS DOS TEXTOS. NUMA BUSCA PELA DESCONSTRUÇÃO DA AULA CONSIDERADA TRADICIONAL BASEADA APENAS NA GRAMÁTICA, ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE EXPOR RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADOS NO COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOHN KENNEDY, QUE UNIU A LEITURA LITERÁRIA DO LIVRO ?O FANT?STICO MIST?RIO DE FEIURINHA? AOS JOGOS INTERATIVOS. COMO EMBASAMENTOS, UTILIZA-SE ANTUNES (2003), POSSENTI (2012) E A BNCC (2019). COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE HOUVE UMA MELHORA NA COMPREENSÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, ALÉM DE UMA MAIOR UNIÃO ENTRE OS MESMOS.