SABENDO QUE HÁ UMA NECESSIDADE DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS, O PRESENTE TRABALHO, RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEM COMO OBJETIVO RELATAR E AVALIAR OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTEIRO, PARAÍBA. UTILIZAR ESSE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODE SER UM CAMINHO PARA ALCANÇAR COM MAIOR EFICÁCIA OS OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, E DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, APRIMORANDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO ALUNADO. AQUI, DESCREVEMOS AS 5 (CINCO) AULAS MINISTRADAS NO ÂMBITO DA SEQUÊNCIA DESENVOLVIDA, E, EM SEGUIDA, UMA ANÁLISE DOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS. O MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER APRESENTADO ESTÁ ASSOCIADO ÀS PESQUISAS SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ATRAVÉS DE UM TRABALHO SISTEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDO PELO GRUPO DE GENEBRA ( DOLZ E NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004).