Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ARTIGO DE OPINIÃO Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64573
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "SABENDO QUE HÁ UMA NECESSIDADE DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS, O PRESENTE TRABALHO, RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEM COMO OBJETIVO RELATAR E AVALIAR OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO  EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTEIRO, PARAÍBA. UTILIZAR ESSE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODE SER UM CAMINHO PARA ALCANÇAR COM MAIOR EFICÁCIA OS OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, E DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, APRIMORANDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO ALUNADO. AQUI, DESCREVEMOS AS 5 (CINCO) AULAS MINISTRADAS NO ÂMBITO DA SEQUÊNCIA DESENVOLVIDA,  E, EM SEGUIDA, UMA ANÁLISE DOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS. O MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER APRESENTADO ESTÁ ASSOCIADO ÀS PESQUISAS  SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ATRAVÉS DE UM TRABALHO SISTEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDO PELO GRUPO DE GENEBRA ( DOLZ E  NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ARTIGO DE OPINIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID330_20102019225904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALICE AM?LIA DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "aliceaguiar015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64573
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 489
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "SABENDO QUE HÁ UMA NECESSIDADE DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS, O PRESENTE TRABALHO, RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEM COMO OBJETIVO RELATAR E AVALIAR OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO  EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTEIRO, PARAÍBA. UTILIZAR ESSE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODE SER UM CAMINHO PARA ALCANÇAR COM MAIOR EFICÁCIA OS OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, E DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, APRIMORANDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO ALUNADO. AQUI, DESCREVEMOS AS 5 (CINCO) AULAS MINISTRADAS NO ÂMBITO DA SEQUÊNCIA DESENVOLVIDA,  E, EM SEGUIDA, UMA ANÁLISE DOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS. O MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER APRESENTADO ESTÁ ASSOCIADO ÀS PESQUISAS  SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ATRAVÉS DE UM TRABALHO SISTEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDO PELO GRUPO DE GENEBRA ( DOLZ E  NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ARTIGO DE OPINIÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID330_20102019225904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALICE AM?LIA DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "aliceaguiar015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

SABENDO QUE HÁ UMA NECESSIDADE DO ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS ESCOLAS, O PRESENTE TRABALHO, RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, TEM COMO OBJETIVO RELATAR E AVALIAR OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MONTEIRO, PARAÍBA. UTILIZAR ESSE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODE SER UM CAMINHO PARA ALCANÇAR COM MAIOR EFICÁCIA OS OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, E DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, APRIMORANDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO ALUNADO. AQUI, DESCREVEMOS AS 5 (CINCO) AULAS MINISTRADAS NO ÂMBITO DA SEQUÊNCIA DESENVOLVIDA, E, EM SEGUIDA, UMA ANÁLISE DOS TEXTOS ESCRITOS PELOS ALUNOS. O MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A SER APRESENTADO ESTÁ ASSOCIADO ÀS PESQUISAS SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ATRAVÉS DE UM TRABALHO SISTEMÁTICO COM GÊNEROS TEXTUAIS DESENVOLVIDO PELO GRUPO DE GENEBRA ( DOLZ E NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.