UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64736 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 155 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? VISTA COMO UMA INICIATIVA INOVADORA, UMA VEZ QUE PERMITE AO LICENCIANDO A VIVÊNCIA-ATUAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA, ALGO QUE, NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA LICENCIATURA, S? ERA POSSIBILITADO NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, RETRATANDO A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A VIVÊNCIA RELATADA NO PRESENTE TRABALHO ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. AS TURMAS NAS QUAIS FORAM DESENVOLVIDAS AS AÇÕES FORAM: QUATRO TURMAS DE 1º ANO, DUAS TURMAS DE 2º ANO E DUAS TURMAS DE 3º ANO, TODAS DO TURNO DA TARDE, OS ALUNOS APRESENTAVAM IDADES ENTRE 17 E 20 ANOS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO, FORAM ESTUDADOS OS SEGUINTES AUTORES E AUTORAS: BRASIL (2018); CARVALHO (2018); CORTE E LEMKE (2015); DELIZOICOV (2002); PIMENTA E LIMA (2005); ROMANOWSKI E SILVA (2018). O ESTUDO DE TEORIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS FEZ PARTE DA ROTINA DOS RESIDENTES, TENDO EM VISTA A CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E MINICURSOS. AS AULAS FORAM MARCADAS POR EXPERIMENTOS, EXPLICAÇÕES SISTEMATIZADAS E OBJETIVAS BASEADAS NO DIÁLOGO, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA UMA COMPREENSÃO MAIS ACESS?VEL AOS ALUNOS. ALÉM DISSO, FOI POSSIBILITADA UMA VIVÊNCIA-ATUAÇÃO EFETIVA NO COTIDIANO DA ESCOLA, O QUE PERMITIU A COMPREENSÃO DO FAZER DOCENTE NO ESPAÇO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID155_17102019162234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDELFONSO BESERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IDELFONSO BESERRA" "autor_email" => "idelfonsobeserra@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64736 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 155 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA" "resumo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? VISTA COMO UMA INICIATIVA INOVADORA, UMA VEZ QUE PERMITE AO LICENCIANDO A VIVÊNCIA-ATUAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA, ALGO QUE, NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA LICENCIATURA, S? ERA POSSIBILITADO NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, RETRATANDO A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A VIVÊNCIA RELATADA NO PRESENTE TRABALHO ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. AS TURMAS NAS QUAIS FORAM DESENVOLVIDAS AS AÇÕES FORAM: QUATRO TURMAS DE 1º ANO, DUAS TURMAS DE 2º ANO E DUAS TURMAS DE 3º ANO, TODAS DO TURNO DA TARDE, OS ALUNOS APRESENTAVAM IDADES ENTRE 17 E 20 ANOS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO, FORAM ESTUDADOS OS SEGUINTES AUTORES E AUTORAS: BRASIL (2018); CARVALHO (2018); CORTE E LEMKE (2015); DELIZOICOV (2002); PIMENTA E LIMA (2005); ROMANOWSKI E SILVA (2018). O ESTUDO DE TEORIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS FEZ PARTE DA ROTINA DOS RESIDENTES, TENDO EM VISTA A CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E MINICURSOS. AS AULAS FORAM MARCADAS POR EXPERIMENTOS, EXPLICAÇÕES SISTEMATIZADAS E OBJETIVAS BASEADAS NO DIÁLOGO, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA UMA COMPREENSÃO MAIS ACESS?VEL AOS ALUNOS. ALÉM DISSO, FOI POSSIBILITADA UMA VIVÊNCIA-ATUAÇÃO EFETIVA NO COTIDIANO DA ESCOLA, O QUE PERMITIU A COMPREENSÃO DO FAZER DOCENTE NO ESPAÇO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID155_17102019162234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDELFONSO BESERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IDELFONSO BESERRA" "autor_email" => "idelfonsobeserra@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }