A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? VISTA COMO UMA INICIATIVA INOVADORA, UMA VEZ QUE PERMITE AO LICENCIANDO A VIVÊNCIA-ATUAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA, ALGO QUE, NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA LICENCIATURA, S? ERA POSSIBILITADO NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, RETRATANDO A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A VIVÊNCIA RELATADA NO PRESENTE TRABALHO ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. AS TURMAS NAS QUAIS FORAM DESENVOLVIDAS AS AÇÕES FORAM: QUATRO TURMAS DE 1º ANO, DUAS TURMAS DE 2º ANO E DUAS TURMAS DE 3º ANO, TODAS DO TURNO DA TARDE, OS ALUNOS APRESENTAVAM IDADES ENTRE 17 E 20 ANOS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE ARTIGO, FORAM ESTUDADOS OS SEGUINTES AUTORES E AUTORAS: BRASIL (2018); CARVALHO (2018); CORTE E LEMKE (2015); DELIZOICOV (2002); PIMENTA E LIMA (2005); ROMANOWSKI E SILVA (2018). O ESTUDO DE TEORIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS FEZ PARTE DA ROTINA DOS RESIDENTES, TENDO EM VISTA A CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E MINICURSOS. AS AULAS FORAM MARCADAS POR EXPERIMENTOS, EXPLICAÇÕES SISTEMATIZADAS E OBJETIVAS BASEADAS NO DIÁLOGO, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA UMA COMPREENSÃO MAIS ACESS?VEL AOS ALUNOS. ALÉM DISSO, FOI POSSIBILITADA UMA VIVÊNCIA-ATUAÇÃO EFETIVA NO COTIDIANO DA ESCOLA, O QUE PERMITIU A COMPREENSÃO DO FAZER DOCENTE NO ESPAÇO ESCOLAR.