: ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E REFLETIR SOBRE AS INTERVENÇÕES EM TRÊS TURMAS DE 8º ANO, DUAS TURMAS NA ZONA URBANA E UMA NA ZONA RURAL, NAS QUAIS TRABALHAMOS AS OFICINAS DO CADERNO DE CRÔNICAS PARA QUE OS ALUNOS TIVESSEM CONHECIMENTO SOBRE O GÊNERO ATRAVÉS DE CONTATO COM VÁRIOS TEXTOS, RECURSOS LINGUÍSTICOS UTILIZADOS PELOS AUTORES PARA, POSTERIORMENTE, INICIAREM SUAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES TEXTUAIS COM O TEMA, PEDIDO PELAS OL?MPIADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ?O LUGAR ONDE VIVO.? AO DESENVOLVERMOS ESSAS ATIVIDADES NA SALA DE AULA, SURGIRAM ALGUNS QUESTIONAMENTOS, TAIS COMO: SE O TRABALHO DAS OFICINAS ? PROPOSTO PARA TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO, SERÁ QUE, DE FATO, ELE FUNCIONA DE ACORDO COM A REALIDADE DE CADA ESCOLA?; QUAIS FORAM OS RESULTADOS POSITIVOS E NEGATIVOS NAS TURMAS DA ZONA RURAL E URBANA? SABEMOS QUE CADA ESCOLA TEM SUA PRÓPRIA REALIDADE, POSSUINDO TURMAS HETEROG?NEAS E COM VIVÊNCIAS DE MUNDO PARTICULARES DE CADA ALUNO. COM ISSO, AS PROPOSTAS APRESENTAS PELAS OFICINAS NÃO LEVARAM ESSAS QUESTÕES EM CONSIDERAÇÃO. PARA AS OFICINAS, TODAS AS REALIDADES ESCOLARES NO PAÍS SÃO HOMOG?NEAS. E, AO APLICAR O CADERNO DE CRÔNICAS NAS TRÊS TURMAS, PUDEMOS COMPROVAR ESSE FATO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DOS ALUNOS. NAS TURMAS DA ZONA URBANA, UMA APRESENTOU MAIS RESULTADO POSITIVO DURANTE AS PRODUÇÕES DO GÊNERO, ENQUANTO A OUTRA, DEMOSTRAVA MAIS INTERESSE NAS OFICINAS. NA ZONA RURAL, O RESULTADO MAIS POSITIVO FOI DURANTE OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E REESCRITA.