BUSCAMOS NESSE ARTIGO DISCUTIR AS RELAÇÕES ?TNICO-RACIAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO COMO OBJETO O DESFILE DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULO RÊGO NA DATA FESTIVA PARA O MUNICÍPIO DE QUEIMADAS NO ESTADO DA PARAÍBA: O 7 DE SETEMBRO. OBSERVANDO A TRANSMUTAÇÃO DO DESFILE DE CARÁTER MILITARISTA E DISCIPLINADOR EM UM DESFILE DA DIVERSIDADE, IMAGEM EXPRESSA QUE REPRESENTA NOSSO PAÍS: INDÍGENA, NEGRO E IB?RICO. DESSE MODO, VISAMOS ANALISAR O SENTIDO PEDAGÓGICO DESTE DESFILE QUE MOVIMENTA O MUNICÍPIO E A ESCOLA, ATUANDO COMO EXTENSÃO DO TRABALHO QUE A ESCOLA DESENVOLVE DURANTE O ANO, SE UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA EMBASAR NOSSO TRABALHO: OLIVEIRA (2013); SANTOS (2015); CASTRO (2009); MORAES (2018); CAMPOS; RACIONAIS (2018). RESSALTANDO A APLICABILIDADE DA LEI 11.645/08 QUE DEFINIU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE TODO O PAÍS. PORTANTO DANDO ÊNFASE NESTA EXPERIÊNCIA, ACENTUANDO SEUS ACERTOS E PROBLEMÁTICAS PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA DEMAIS ATIVIDADES ESCOLARES QUE VENHAM SE ORIENTAR POR TAL ATIVIDADE, VISANDO UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZA A DIVERSIDADE ?TNICA E OS DIREITOS HUMANOS. SENDO ESTE TRABALHO POSSÍVEL PELO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MANTIDO PELA CAPES.