O PRESENTE TRABALHO RETRATA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NA DIDÁTICA DO DOCENTE, TRAZENDO UMA VISÃO EMPÍRICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS, POIS ESTAS VÊM INOVANDO A MANEIRA DE ENSINAR, ALÉM DE DINAMIZAR A APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO TORNANDO-SE UM MOMENTO PRAZEROSO DE TROCA E RECEPÇÃO DE INFORMAÇÕES. TEM O OBJETIVO DE DESTACAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NAS SALAS DE AULA EM RELAÇÃO A METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. COMO PERCURSO METODOLÓGICO REALIZAMOS OBSERVAÇÃO, ANOTAÇÕES DAS INFORMAÇÕES, REGISTROS FOTOGRÁFICOS, LEITURAS DE ESTUDIOSOS SOBRE A TEMÁTICA COMO: VASCONCELLLOS (1995), BORDENAVE; PEREIRA ( 1985) E BIZZO (2009), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. CONCLUÍMOS QUE A APLICAÇÃO DE ATIVIDADE COM DIDÁTICAS PRÁTICAS ESTIMULA AOS DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA, ALÉM DE SER UMA EXCELENTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA.