O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) GERENCIADO PELA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) OFERECE ? LICENCIANDOS ENQUANTO FORMAÇÃO INICIAL. TRATA-SE DE UMA EXPOSIÇÃO SOB O OLHAR DE BOLSISTAS, MAIS ESPECIFICAMENTE DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/UEPB ORIUNDOS DA INSERÇÃO ? UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, QUE RECONHECEM A INICIAÇÃO COMO UMA OPORTUNIDADE PARA AUTO REFLETIR A PRÁTICA DOCENTE MOTIVANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS(AS) FUTUROS(AS) PROFESSORES(RAS). PARA A EFETIVAÇÃO DESTA EXECUÇÃO, UTILIZAREMOS AS CONSIDERAÇÕES DE FEL?CIO E OLIVEIRA (2008), LIB?NEO (1994) E MACHADO (2003) QUE CONTEMPLAM OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES E PRÁTICAS METODOLÓGICO-EDUCATIVAS. A DISCUSSÃO TER? DOIS FOCOS PRINCIPAIS: AS OBSERVAÇÕES E AS INTERVENÇÕES DOS PIBIDIANOS NO AMBIENTE ESCOLAR, COM ÊNFASE PARA A SALA DE AULA.