O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO LANÇAR UM OLHAR PARA AS FESTIVIDADES DO 7 DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NO DESFILE C?VICO E NA RESSIGNIFICAÇÃO DO EVENTO. AS FESTAS ESCOLARES NO BRASIL, DAS QUAIS OS DESFILES DA INDEPENDÊNCIA SE INSEREM, FORAM, NA HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO, UTILIZADAS COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO E IDEOLÓGICO QUE PROCUROU REFOR?AR E DESENVOLVER ALGUNS ASPECTOS DE ORDEM, PROGRESSO E TRABALHO, COM A FINALIDADE DE PROPAGAR OS IDEAIS DE L?DERES, GOVERNOS E/OU GRUPOS QUE ESTIVESSEM NO PODER. PARA ALÉM DA LITURGIA C?VICA EXPLORADA NESTES EVENTOS, AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE QUEIMADAS- PB LEVAM PRA AVENIDA TEMAS TRABALHADOS DURANTE O ANO LETIVO E COM FORTE TEOR CRÍTICO QUE TRANSGREDEM O ESPAÇO OFICIAL DO DESFILE, LEVANDO PARA A RUA AS CULTURAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRA. ESTE NOVO OLHAR E A RECONSTRUÇÃO DESTE ESPAÇO DO PODER ? A BASE DO NOSSO ESTUDO, PRINCIPALMENTE A ATUAÇÃO DOS RESIDENTES DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA FINANCIADA PELA CAPES E AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO, SITUADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB.