RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA EDUCAÇÃO INOVADORA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64694 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA EDUCAÇÃO INOVADORA" "resumo" => """ A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA AÇÃO INTEGRATIVA DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE TEM COMO OBJETIVO APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA POR MEIO DE MÉTODOS PR?TICOS, PERMITINDO A ENTRADA DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS A SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. ESSE PROCESSO DEVE ENGLOBAR, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, REGÊNCIA DE SALA DE AULA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS NA ESCOLA E DE CUNHO ACADÊMICO, ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR PRECEPTOR (PROFISSIONAL QUE JÁ ATUA NA ESCOLA E QUE POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO DO ALUNO DE LICENCIATURA) E ORIENTADA POR UM DOCENTE DA SUA UNIVERSIDADE (INSTITUIÇÃO FORMADORA). A RESIDÊNCIA, EM CONJUNTO COM OS DEMAIS PROGRAMAS DA CAPES, FOCA NO PENSAMENTO DE QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DEVE PROMOVER AOS DISCENTES, HABILIDADES, MEIOS E MÉTODOS QUE LHES POSSIBILITEM REALIZAR UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (CAPES 2018)\r\n A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS TURMAS, POSSIBILITANDO A TRANSMISSÃO DE VALORES ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA. SEGUNDO GUIMAR?ES ET AL (2001), O PROFESSOR ATUA COMO PONTO DE ORIENTAÇÃO QUE OS ALUNOS DEVEM OBSERVAR, POIS ELE ? O INÍCIO E O FIM DO QUE SE HÁ PARA FAZER. ELE REPRESENTA NÃO S? A AUTORIDADE ADULTA E A NECESSIDADE DE ORDEM E DISCIPLINA, COMO TAMBÉM VALORES DE CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID661_12102019211642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO" "autor_nome_curto" => "TIAGO OLIVEIRA" "autor_email" => "tiagosantista68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64694 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA EDUCAÇÃO INOVADORA" "resumo" => """ A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA AÇÃO INTEGRATIVA DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE TEM COMO OBJETIVO APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA POR MEIO DE MÉTODOS PR?TICOS, PERMITINDO A ENTRADA DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS A SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. ESSE PROCESSO DEVE ENGLOBAR, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, REGÊNCIA DE SALA DE AULA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS NA ESCOLA E DE CUNHO ACADÊMICO, ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR PRECEPTOR (PROFISSIONAL QUE JÁ ATUA NA ESCOLA E QUE POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO DO ALUNO DE LICENCIATURA) E ORIENTADA POR UM DOCENTE DA SUA UNIVERSIDADE (INSTITUIÇÃO FORMADORA). A RESIDÊNCIA, EM CONJUNTO COM OS DEMAIS PROGRAMAS DA CAPES, FOCA NO PENSAMENTO DE QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DEVE PROMOVER AOS DISCENTES, HABILIDADES, MEIOS E MÉTODOS QUE LHES POSSIBILITEM REALIZAR UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (CAPES 2018)\r\n A EDUCAÇÃO FÍSICA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS TURMAS, POSSIBILITANDO A TRANSMISSÃO DE VALORES ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA. SEGUNDO GUIMAR?ES ET AL (2001), O PROFESSOR ATUA COMO PONTO DE ORIENTAÇÃO QUE OS ALUNOS DEVEM OBSERVAR, POIS ELE ? O INÍCIO E O FIM DO QUE SE HÁ PARA FAZER. ELE REPRESENTA NÃO S? A AUTORIDADE ADULTA E A NECESSIDADE DE ORDEM E DISCIPLINA, COMO TAMBÉM VALORES DE CONHECIMENTO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID661_12102019211642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO" "autor_nome_curto" => "TIAGO OLIVEIRA" "autor_email" => "tiagosantista68@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }