ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DO GÊNERO TEXTUAL CARTAZ. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID ? 2018/2020) DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS (UEPB), EM DUAS TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PB. TENDO COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS REFLETIR O PLANEJAMENTO DA SD, ? LUZ DA CONCEPÇÃO DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) E DAS ADAPTAÇÕES DO MODELO PROPOSTO PELO GRUPO DE GENEBRA DE SWIDERSKI E COSTA-H?BES (2008). COMO TAMBÉM, ANALISAR OS PERCAL?OS E OS ÊXITOS OBTIDOS ATRAVÉS DA SUA APLICAÇÃO. PARA TANTO, BUSCAMOS RESPALDO TEÓRICO NAS CONCEPÇÕES DE ESCRITA DE KOCH (2015), NA TEORIA INTERACIONISTA DISCURSIVA E METODOLÓGICA DE BRONCKART (2003) E NAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO TEXTUAL DE MARCUSCHI (2003) E DE BAKHTIN (2003). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA EXPLANAÇÃO REFLEXIVA A PARTIR DO OLHAR DE PROFESSORES PESQUISADORES, EM PROCESSO FORMATIVO, ACERCA DO TRABALHO DOCENTE.