O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ? UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFESSORES DESSA DISCIPLINA, PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE O ENSINO DE QUÍMICA COMUMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO DE ATIVIDADES QUE LEVAM A MEMORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, O QUE LIMITAM O APRENDIZADO DOS ALUNOS E CONTRIBUEM PARA A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER E ESTUDAR QUÍMICA. JUSTIFICANDO A NECESSIDADE DE TORNAR O ENSINO DE QUÍMICA MAIS ATRAENTE AOS ALUNOS OS JOGOS DIDÁTICOS SE TORNAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR A MELHORAR ESSE CONTEXTO. COM O OBJETIVO DE APRESENTAR UMA METODOLOGIA DIFERENTE DE ENSINO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETO FOI ELABORADO UM JOGO DENOMINADO ?GINCANA DE HIDROCARBONETOS? QUE ? UM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS UTILIZADO PARA REVISAR O CONTEÚDO DE HIDROCARBONETOS E SUAS NOMENCLATURAS JÁ TRABALHADOS EM SALA DE AULA ANTERIORMENTE COM OS ALUNOS DO 3º ANO. A UTILIZAÇÃO DO JOGO ?GINCANA DE HIDROCARBONETOS? PROPORCIONOU AOS ALUNOS UM ESTIMULO A MAIS PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO, ALÉM DE SER UMA DINÂMICA DIVERTIDA, LEVA OS ALUNOS A SAIR DAS ROTINAS NORMAIS DE AULAS, ONDE SOMENTE O PROFESSOR INTERAGE DENTRO DA SALA DE AULA. DE MANEIRA GERAL, OS JOGOS SE TORNAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NO AUXILIO DAS AULAS DE QUÍMICA, NO SENTIDO DE SERVIR COMO UM REABILITADOR DA APRENDIZAGEM MEDIANTE A EXPERIÊNCIA E A ATIVIDADE DOS ESTUDANTES.