A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS EMPREGADAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS TAMBÉM PODE SER UMAS DAS FORMAS UTILIZADAS COMO MECANISMO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE ESSAS LINGUAGENS VÊM SENDO PARA OS PROFESSORES UM INSTRUMENTO DE SUBS?DIO JUNTO AO LIVRO DIDÁTICO E OUTRAS FERRAMENTAS EM SUAS AULAS. DESTA FORMA, OBJETIVAMOS LEVAR AOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA JOSÉ TOMAZ DE AQUINO LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITEGI/PB, A MÚSICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ENTENDER COMO ELES PERCEBEM AS LETRAS MUSICAIS, SE OBSERVAM ELEMENTOS GEOGRÁFICOS QUE CONT?M EM SUAS ESCRITAS. PARA CHEGAMOS AO OBJETIVO PROPOSTO, FOI NECESSÁRIO DESENVOLVERMOS UMA ATIVIDADE DE CAMPO, ONDE FIZEMOS USO DAS AULAS DE ESTÁGIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA APLICAR A PROPOSTA. FOI NECESSÁRIO FAZERMOS UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO EM SALA ENQUANTO FERRAMENTA DE SUPORTE JUNTO ? MÚSICA PARA FAZER A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO. SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NECESSÁRIA, BUSCAMOS EMBASAMENTO EM ALGUNS AUTORES E AUTORAS COMO SILVA (2015), CALLAI (2016), CAVALCANTI (2008), CACHINHO (2002), NUNES; REGO (2011), ENTRE OUTROS E OUTRAS. METODOLOGICAMENTE, UTILIZAMOS O MÉTODO FENOMENOLÓGICO PARA MELHOR COMPREENDER E RELACIONAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO QUE FOI PROPOSTO PARA ELES. COMO RESULTADOS, PODEMOS RESSALTAR OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES ENCONTRAM PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS E, DIANTE DISSO, ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE PROCURARMOS ROMPER COM ESSA RESISTÊNCIA, PROCURANDO, DE ALGUMA FORMA RELACIONAR CONTEÚDOS TRATADOS NA AULA COM O COTIDIANO E VIVÊNCIA DO ALUNO.