ULTIMAMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SIDO FONTE PARA A REALIZAÇÃO DE MUITAS PESQUISAS, COMO TAMBÉM UMA DAS DISCIPLINAS QUE MAIS FAZEM COM QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E APRENDAM SOBRE A FORMAÇÃO DA VIDA E AS FORMAS QUE EXISTEM, CAPACITANDO PARA RACIOCINAR, DESENVOLVER SEU INTELECTO, LEVANTAR HIP?TESES E QUESTÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS, CONTRIBUINDO EM SI PARA O SEU CRESCIMENTO PESSOAL. BUSCANDO ENTENDER AS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA, OBJETIVOU TRAZER MUDANÇAS NO ENSINO DA DEVIDA MATÉRIA NA ESCOLA, PARA A SATISFAÇÃO E MELHORES RESULTADOS DOS DISCENTES. COM ISTO, GRANDE MAIORIA CLASSIFICARAM AS AULAS COMO ?TIMAS, TENDO MAIOR PREFERÊNCIA POR AULAS DE CAMPO, NO ENTANTO, O TIPO DE AULA QUE SE TEM COM FREQU?NCIA ? TEÓRICA, ALÉM DE QUE, OS RESULTADOS FORAM SEMELHANTES EM RELAÇÃO A QUANTIDADE AULAS DE CIÊNCIAS POR SEMANA, SENDO ADEQUADA PRA UNS E POUCA PARA ALGUNS, ALÉM DE FAZEREM POUCO USO DOS LIVROS COMO TAMBÉM DE OUTROS MEIOS DE ENSINO, SENDO O QUADRO O MAIS UTILIZADO AINDA PELO OS PROFESSORES. ADEMAIS, ? FUNDAMENTAL PARA O PROFESSOR, ENQUANTO EDUCADOR E PROFISSIONAL, REFORMAR A SUA METODOLOGIA DE ENSINO, E SE ADEQUAR A CADA TURMA, ATENDENDO AS SUAS NECESSIDADES PARA OBTENÇÃO DE MAIOR DESEMPENHO, ASSIM O CRESCIMENTO DE AMBOS ENQUANTO ALUNO E PROFESSOR.