ESTE ARTIGO FAZ UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE PATOS-PB, COM OBJETIVO DE COMPREENDER COMO FUNCIONA ESTE PROCESSO, ANALISAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, CONHECER OS RECURSOS UTILIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA, UMA VEZ QUE ? IMPORTANTE TAMBÉM MOSTRAR A REALIDADE DOS ALUNOS FAZENDO VISÃO CLARA E COMPREENSIVA ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS E OS DESAFIOS ENCARADO PELO PROFESSOR. A METODOLOGIA, DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVO E UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA JUNTAMENTE COM REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E PRECEPTOR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA QUAL FOI FEITO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS OBJETIVAS A RESPEITO DE SUAS METODOLOGIAS E SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM ESPECIFICO DAS SERIES DE 7? E 8º ANO. O USO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NESTA PESQUISA CONTRIBUIU DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA COLETA DE INFORMAÇÕES POR MEIO DE OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÃO NAS AULAS DO PROFESSOR DURANTE A REGÊNCIA NA ESCOLA, PROPORCIONANDO UM CONTATO COM A SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ACONTECE DE FORMA CONTÍNUA E QUE EXISTEM DIFICULDADES ORIUNDAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACONTE?A, MAS AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR EM SUAS AULAS SÃO DIVERSIFICADAS E PLANEJADAS TENDO EM VISTA AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. EM SUMA, ? IMPORTANTE QUE OS EDUCADORES REFLITAM SOBRE AS METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ATENDENDO DEMANDAS QUE OS ALUNOS PROP?EM ASSIM, GERANDO BONS RESULTADOS.