A DANÇA NA ESCOLA ? UM CONTEÚDO RICO A SER TRABALHADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR, POR POSSIBILITAR UM MISTO DE VARIAÇÕES, COMO O MOVIMENTAR-SE. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR A EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES/BOLSISTAS, DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, COM O TRATO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR I E II, E 1? E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE FORMA QUALITATIVA DESCRITIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. O OBJETO DE ESTUDO FOI EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL: EMEF MARIA DAS VITÓRIAS PIRES UCHOA QUEIROZ, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, BRASIL. ? PERCEPTIVO QUE A POSSIBILIDADE DA DANÇA NUMA VISÃO PEDAGÓGICA ? AMPLA, PROPORCIONANDO VARIADAS VIVÊNCIAS A CRIANÇA DE FORMA LÚDICA COM O MOVIMENTO, FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS ESTIMULEM E DESENVOLVAM SUA COORDENAÇÃO MOTORA, ALÉM DE DESENVOLVER FLEXIBILIDADE, POSTURA, CRITICIDADE, MAIOR CONSCIÊNCIA CORPORAL, CONHECER MELHOR OS LIMITES DO SEU CORPO, MUSICALIDADE, RITMOS, CONTEXTOS SOCIAIS E ALÉM DO ESTÍMULO A CRIATIVIDADE.