O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) FORNECE AO GRADUANDO EM LICENCIATURA A OPORTUNIDADE DE ATUAR NO ESPAÇO ESCOLAR PROPONDO METODOLOGIAS, CRIANDO CAMINHOS, OUSANDO APLICAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ATRAENTES E VISUALIZANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA. BASEADAS NESSA NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ACADÊMICA E PRÁTICA DOCENTE, REALIZAMOS A NOSSA INTERVENÇÃO EM UMA TURMA DO 2º ANO, NO TURNO DA TARDE, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIINHA BORBOREMA, LOCALIZADA NO BAIRRO DAS TRÊS IRMÃS, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB. NESSA PESQUISA UTILIZAMOS COMO CORPUS UMA OBRA DE LITERATURA INFANTIL, INTITULADA MENINAS NEGRAS, DA AUTORA MADU COSTA. NESSA PERSPECTIVA, NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR COM AS CRIANÇAS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA OBRA, JUNTAMENTE COM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA DESTACANDO CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS. QUANTO AO MÉTODO DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZAMOS O RECEPCIONAL DE ENSINO, NO QUAL PROVOCAMOS SITUAÇÕES QUE PROPICIARAM O QUESTIONAMENTO DO HORIZONTE DE EXPECTATIVAS DOS ALUNOS. A ANÁLISE FOI SUBSIDIADA COM BASE NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE AGUIAR (2008), COLOMER (2007), JAUSS (1994), E ZILBERMAN (2005). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA ESP?CIE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA VISTO QUE, APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, O DESEJO DA TURMA ? COMBATER O RACISMO E OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DO CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE SEUS POVOS E DE SUA CULTURA.