COM A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO, AS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS PROCURAM APERFEIÇOAR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, EM DECORRÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA, ENCONTRE-SE NA QUESTÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS A NECESSIDADE DE COMPREENDER E TRABALHAR ESSE CAMPO DIDÁTICO. A PRESENTE PESQUISA TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO E COM QUE PROPOSITO ELES ESTÃO SENDO APLICADAS EM SALA DE AULA. UMA VEZ QUE, ADMITIMOS QUE O USO DA APLICAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS SÃO AS MAIS UTILIZADAS PELOS OS PROFESSORES, JULGAM-SE A EFICÁCIA DE AVALIAR A PRODUÇÃO DA TURMA DE FORMA GERAL, ASSIM PARA QUE O PROFESSOR ALCANCE SEUS OBJETIVOS ? NECESSÁRIO QUE OCORRA A RELAÇÃO ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO. DA MESMA FORMA QUE SE ORGANIZA O PLANEJAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS DEVE-SE PREOCUPAR-SE COM OS MÉTODOS AVALIATIVOS APLICADOS, QUE CONSTITUEM COMO UM OBJETO DE ENSINO PERTINENTE E NECESSÁRIO. PARA QUE O ENSINO AVALIATIVO SEJA EFICAZ ? NECESSÁRIO QUE APROFUNDEMOS NAS CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES DOS ALUNOS QUE SÃO DAS MAIS DIVERSAS E EM QUANTIDADE SIGNIFICANTE. HAVENDO A NECESSIDADE DE DISCUTIR AS POSSIBILIDADES DE MÉTODOS AVALIATIVOS BASEANDO-SE NAS FORMAS ??ARCAICAS?? DE AVALIAÇÃO; ORAIS E ESCRITAS, INSERINDO MÉTODOS QUE AJUDE O ALUNO A CONTEXTUALIZAR-SE, QUE PERMITE DEFINIR COM CLAREZA, TANTO PARA O PROFESSOR QUANTO PARA O ALUNO O OBJETO QUE ESTAR SENDO ENSINADO, QUANTO SUA EFICÁCIA NA APRENDIZAGEM. A AVALIAÇÃO TORNA-SE UMA FERRAMENTA INDISPENS?VEL NO PROCESSO DE FINALIZAÇÃO EDUCACIONAL INSERIDO EM SALA DE AULA.