NESTE TRABALHO, SERÁ APRESENTADA UMA ANÁLISE DE COMO TRABALHAMOS O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LETRAS- PORTUGUÊS (UEPB), DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE QUEIMADAS- PB. O PROP?SITO DO TRABALHO SURGIU A PARTIR DAS DIFICULDADES EM ABORDAR O GÊNERO, O QUAL REQUER PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA POR PARTE DO ALUNADO. DESSE MODO, PARA PROPORCIONAR O CONTATO DOS EDUCANDOS COM O GÊNERO, AFIM DE SANAR AS DIFICULDADES, UTILIZAMOS EXEMPLOS DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS, DE NOSSA LITERATURA, COMO: POR PARTE DE PAI, DE BARTOLOMEU CAMPOS QUEIR?S E MINHA VIDA DE MENINA, ESCRITO POR HELENA MORLEY, AMBOS RELACIONADOS ? TEMÁTICA " O LUGAR ONDE VIVO" PARA FAVORECER NAS PRÁTICAS SOCIOCOMUNICATIVAS. E TENDO EM VISTA QUE OBJETIVO DA PESQUISA FOI DE ANALISAR COMO A APLICAÇÃO DAS ABORDAGENS DO GÊNERO, FAVORECEU NOS APRIMORAMENTOS DE ESCRITA E LEITURA, O QUE RESULTOU UMA MELHORA GRADATIVA NOS RESULTADOS FINAIS DESSES MECANISMOS COMUNICATIVOS. PARA TAL ANALISE, DE CARÁTER QUALITATIVO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO, OS AUTORES: ARAGÃO (2009), COSSON( 2012), LANDEIRA (2009), KLEIMAN (1999) E VYGOTSKY (1991).