TAL PROPOSTA METODOLÓGICA FOI DESENVOLVIDA PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, NO SUBPROJETO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA UEPB, CAMPUS DE CAMPINA GRANDE, NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB. OS PARTICIPANTES ERAM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TENDO EM VISTA A GRANDE DIFICULDADE DOS ALUNOS EM COMPREENDEREM OS CONCEITOS DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS, E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE ESSA M? COMPREENSÃO TAMBÉM ? RESULTADO DE UM ENSINO TECNICISTA, SURGE NOSSA PROPOSTA DE ABORDAR TAIS CONCEITOS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ALIADO AO APLICATIVO DE GEOMETRIA DINÂMICA E A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA. ONDE OS ALUNOS FORAM LEVADOS A INVESTIGAR, E A PARTIR DE CASOS PARTICULARES E CHEGARAM EM GENERALIZAÇÕES IMPORTES QUE DIZEM RESPEITO A ALGUNS ÂNGULOS NOTÁVEIS. TAL INVESTIGAÇÃO SE DEU DE FORMA SEQUENCIAL ONDE INICIALMENTE, FOI EXPLORADO OS CONCEITOS DE SENO, COSSENO E TANGENTE NO TRIÊNGULO RETÂNGULO. APÓS, SOLICITAMOS QUE OS ALUNOS BAIXASSEM O APLICATIVO DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA E A PARTIR DA?, FOI INVESTIGADO OS ÂNGULOS NOTÁVEIS EM TRÊS TRIÊNGULOS DISTINTOS. NESSE MOMENTO, FOI SOLICITADO QUE OS ALUNOS SE UTILIZASSEM DE UMA CALCULADORA CIENTÍFICA PARA APROXIMAR OS RESPECTIVOS VALORES ENCONTRADOS. ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE TAL METODOLOGIA TORNOU-SE EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS, VISTO QUE TAIS CONCEITOS, CASO SEJAM TRABALHADOS DE FORMA APENAS ALG?BRICA, PODE DESENVOLVER DIVERSAS BARREIRAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO FOI CLARAMENTE EVIDENCIADO NOS RESULTADOS OBTIDOS.