O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA APROXIMA O LICENCIANDO DO COTIDIANO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, DE MODO QUE CONTEMPLA OS SABERES DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA. O SUBPROJETO QUÍMICA DESENVOLVEU-SE EM TRÊS ESCOLAS, UMA DELAS ? A EEEFM. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO NA CIDADE DE QUEIMADAS. TODO O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DOS RESIDENTES ATÉ A ROTINA DE PREPARAR AULAS E MINISTRÁ-LAS, TIVERAM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS GRADUANDOS UMA VIVÊNCIA DIFERENCIADA DO SER PROFESSOR. O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PRP, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE NA ESCOLA CITADA NO 3? K NOITE. FORAM UTILIZADOS MÉTODOS QUALITATIVOS BASEADOS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO E NAS DISCUSSÕES COM ENFOQUE CTS. O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE AUXILIAR NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA, POR SE TRATAR DE UM CONTEÚDO DENSO, ALÉM DE INSTIGAR OS ALUNOS A PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA. COM ISSO FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEMA ORGÂNICA E SOCIEDADE DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS, DIVIDIDOS EM: O ESTUDO DO CARBONO E HIDROCARBONETOS, COM TEMA GERADOR COMBUST?VEIS F?SSEIS, E FUNÇÕES OXIGENADAS, COM TEMA GERADOR DROGAS PSICOTR?PICAS. UTILIZANDO APLICATIVO FUNÇÕES ORGÂNICAS E KIT BOLAS E VARETAS. OS ALUNOS QUE COMPARECERAM TODAS AS AULAS OBTIVERAM RENDIMENTO SATISFATÓRIO, TANTO NA AVALIAÇÃO CONTINUADA QUANTO NA PROVA, COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS CONTRIBUI PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA. CONCLUI-SE TAMBÉM QUE O PROJETO SE SOBRESSAI AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DEVIDO SUA AUTONOMIA.