O USO DE NARRATIVAS F?LMICAS HISTÓRICAS ESTÁ GANHANDO VISIBILIDADE E VEM SE TORNANDO ESSENCIAL PARA A ANÁLISE HISTÓRICA. SEU USO TEM SE ESTENDIDO E PROMOVIDO UMA NOVA SIGNIFICAÇÃO PARA O FILME. A FIM DE OBSERVAR ESSA QUESTÃO, PROCURAMOS COMPREENDER COMO OS JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA ESCOLA ESTADUAL EL?DIO SOBREIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTI?O DE LAGOA DE RO?A - PB, IDENTIFICAM E ANALISAM AS REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MEDIADOS PELO FILME ?GABRIELA, CRAVO E CANELA? SOBRE A SOCIEDADE, A ECONOMIA E A POLÍTICA NA DÉCADA DE 20. OS OBJETIVOS ESPEC?FICOS DA PESQUISA FORAM: INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MOBILIZADOS SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER ESTABELECIDAS; CONHECER COMO IDENTIFICAM A VERDADE NA HISTÓRIA A PARTIR DA COMPARAÇÃO QUE ESTABELECEM ENTRE AS NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS E F?LMICAS SOBRE SOCIEDADE, ECONOMIA E POLÍTICA; E, ANALISAR COMO O CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA OPORTUNIZADO PELAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E DOS FILMES HISTÓRICOS ORGANIZAM SUA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE BASE QUALITATIVA, COM ENTREVISTA EM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR SEIS (6) ALUNOS. COMO APORTE TEÓRICO, UTILIZAMOS O CONCEITO DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM R?SEN (2010); O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO, EM CHARTIER (1991); O CINEMA COMO HISTÓRIA, DE ACORDO COM MORETTIN (2011). A ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM, QUE OS JOVENS PERCEBEM A NARRATIVA F?LMICA COMO VER?DICA, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA.