O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS/AS ALUNOS/AS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB COM RELAÇÃO AO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. ATRAVÉS DA PESQUISA QUALITATIVA, ESPECIFICAMENTE DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. ESSA METODOLOGIA NOS POSSIBILITOU UMA VISÃO HORIZONTAL DO PROBLEMA DA PESQUISA, UTILIZANDO NOSSAS OBSERVAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES E REGÊNCIAS REALIZADAS NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018 A JULHO DE 2019 NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA-CAPES -UEPB. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO NOS FUNDAMENTAMOS NO CONCEITO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ALÉM DE UMA ABORDAGEM SOBRE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. PORTANTO, VERIFICOU-SE QUE UMA AULA SEMANAL DE SOCIOLOGIA E A EXISTÊNCIA DE PROFESSORES/AS QUE NÃO SÃO FORMADOS/AS NA ÁREA INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL QUE ESTES JOVENS ESTUDANTES TEM SOBRE O DOCENTE.