NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR UMA AULA PRÁTICA COM ARTR?PODES SURGE O RELATO DE EXPERIÊNCIA ?UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA?, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE 7º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS- PB. O PRIMEIRO PASSO FOI UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM O TEMA ARTR?PODE, QUE ? ESP?CIME OU FILO DOS ARTR?PODES, COM SEGMENTAÇÃO NO DECORRER DO CORPO, EXOESQUELETO QUITINOSO E MEMBROS QUE SE LOCOMOVEM ARTICULADAMENTE. SABEMOS, ENTÃO, A PARTIR DESTE VERBETE, QUE OS ANIMAIS ARTR?PODES SÃO SERES VIVOS QUE APRESENTAM UM EXOESQUELETO RÍGIDO E QUITINOSO QUE SOFRE ALTERAÇÕES NO DECORRER DA VIDA E DO CRESCIMENTO DO ANIMAL. FOI ABORDADO SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, AS NOVIDADES EVOLUTIVAS, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E REPRODUÇÃO, TUDO ISSO EM DUAS AULAS. EM OUTRAS DUAS AULAS, OS ALUNOS FORAM SEPARADOS EM GRUPOS DE CINCOS, RECEBERAM UMA CHAVE DICOT?MICA, E A PARTIR DAS ESTRUTURAS DO ANIMAL QUE O GRUPO RECEBEU, IAM IDENTIFICANDO A ESTRUTURA E CONFERINDO NA CHAVE ATÉ CHEGAR AO ANIMAL CORRETO DA CLASSIFICAÇÃO, APÓS CLASSIFICAR O ANIMAL OS ALUNOS DESENHARAM E IDENTIFICARAM AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS VISUALIZADAS EM UMA FOLHA OFICIO, QUE FOI ENTREGUE. NA REFERIDA AULA OBJETIVAMOS, ALÉM DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS QUE CONSTITUEM A TURMA NA QUAL A AULA FOI MINISTRADA, A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES COM ANIMAIS QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO BIOMA. TRATA-SE, ENTÃO, DE UMA EXPERIÊNCIA REAL, SEM EMPECILHOS, POIS, OS DISCENTES PUDERAM ESTABELECER CONTATO DIRETO COM OS ANIMAIS LEVADOS ? SALA E REALIZARAM, TAMBÉM, INVESTIGAÇÕES ACERCA DE CADA UM.