RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64689 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 367 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA." "resumo" => "NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR UMA AULA PRÁTICA COM ARTR?PODES SURGE O RELATO DE EXPERIÊNCIA ?UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA?, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE 7º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS- PB. O PRIMEIRO PASSO FOI UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM O TEMA ARTR?PODE, QUE ? ESP?CIME OU FILO DOS ARTR?PODES, COM SEGMENTAÇÃO NO DECORRER DO CORPO, EXOESQUELETO QUITINOSO E MEMBROS QUE SE LOCOMOVEM ARTICULADAMENTE. SABEMOS, ENTÃO, A PARTIR DESTE VERBETE, QUE OS ANIMAIS ARTR?PODES SÃO SERES VIVOS QUE APRESENTAM UM EXOESQUELETO RÍGIDO E QUITINOSO QUE SOFRE ALTERAÇÕES NO DECORRER DA VIDA E DO CRESCIMENTO DO ANIMAL. FOI ABORDADO SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, AS NOVIDADES EVOLUTIVAS, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E REPRODUÇÃO, TUDO ISSO EM DUAS AULAS. EM OUTRAS DUAS AULAS, OS ALUNOS FORAM SEPARADOS EM GRUPOS DE CINCOS, RECEBERAM UMA CHAVE DICOT?MICA, E A PARTIR DAS ESTRUTURAS DO ANIMAL QUE O GRUPO RECEBEU, IAM IDENTIFICANDO A ESTRUTURA E CONFERINDO NA CHAVE ATÉ CHEGAR AO ANIMAL CORRETO DA CLASSIFICAÇÃO, APÓS CLASSIFICAR O ANIMAL OS ALUNOS DESENHARAM E IDENTIFICARAM AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS VISUALIZADAS EM UMA FOLHA OFICIO, QUE FOI ENTREGUE. NA REFERIDA AULA OBJETIVAMOS, ALÉM DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS QUE CONSTITUEM A TURMA NA QUAL A AULA FOI MINISTRADA, A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES COM ANIMAIS QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO BIOMA. TRATA-SE, ENTÃO, DE UMA EXPERIÊNCIA REAL, SEM EMPECILHOS, POIS, OS DISCENTES PUDERAM ESTABELECER CONTATO DIRETO COM OS ANIMAIS LEVADOS ? SALA E REALIZARAM, TAMBÉM, INVESTIGAÇÕES ACERCA DE CADA UM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "ANIMAIS ARTR?PODES, SERES INVERTEBRADOS, CLASSE, CHAVE DICOT?MICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID367_20102019183540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL HEBERT" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO" "autor_email" => "gabriel_santos.10@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64689 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 367 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA." "resumo" => "NA PERSPECTIVA DE TRABALHAR UMA AULA PRÁTICA COM ARTR?PODES SURGE O RELATO DE EXPERIÊNCIA ?UMA PROPOSTA COM ANIMAIS ARTR?PODES EM SALA DE AULA?, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE 7º ANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS- PB. O PRIMEIRO PASSO FOI UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM O TEMA ARTR?PODE, QUE ? ESP?CIME OU FILO DOS ARTR?PODES, COM SEGMENTAÇÃO NO DECORRER DO CORPO, EXOESQUELETO QUITINOSO E MEMBROS QUE SE LOCOMOVEM ARTICULADAMENTE. SABEMOS, ENTÃO, A PARTIR DESTE VERBETE, QUE OS ANIMAIS ARTR?PODES SÃO SERES VIVOS QUE APRESENTAM UM EXOESQUELETO RÍGIDO E QUITINOSO QUE SOFRE ALTERAÇÕES NO DECORRER DA VIDA E DO CRESCIMENTO DO ANIMAL. FOI ABORDADO SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, AS NOVIDADES EVOLUTIVAS, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E REPRODUÇÃO, TUDO ISSO EM DUAS AULAS. EM OUTRAS DUAS AULAS, OS ALUNOS FORAM SEPARADOS EM GRUPOS DE CINCOS, RECEBERAM UMA CHAVE DICOT?MICA, E A PARTIR DAS ESTRUTURAS DO ANIMAL QUE O GRUPO RECEBEU, IAM IDENTIFICANDO A ESTRUTURA E CONFERINDO NA CHAVE ATÉ CHEGAR AO ANIMAL CORRETO DA CLASSIFICAÇÃO, APÓS CLASSIFICAR O ANIMAL OS ALUNOS DESENHARAM E IDENTIFICARAM AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS VISUALIZADAS EM UMA FOLHA OFICIO, QUE FOI ENTREGUE. NA REFERIDA AULA OBJETIVAMOS, ALÉM DA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS QUE CONSTITUEM A TURMA NA QUAL A AULA FOI MINISTRADA, A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES COM ANIMAIS QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO BIOMA. TRATA-SE, ENTÃO, DE UMA EXPERIÊNCIA REAL, SEM EMPECILHOS, POIS, OS DISCENTES PUDERAM ESTABELECER CONTATO DIRETO COM OS ANIMAIS LEVADOS ? SALA E REALIZARAM, TAMBÉM, INVESTIGAÇÕES ACERCA DE CADA UM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola" "palavra_chave" => "ANIMAIS ARTR?PODES, SERES INVERTEBRADOS, CLASSE, CHAVE DICOT?MICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID367_20102019183540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL HEBERT" "autor_nome_curto" => "GABRIEL CORDEIRO" "autor_email" => "gabriel_santos.10@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }