O PRESENTE TRABALHO BUSCA TRAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DESSE PERSONAGEM TÃO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE QUALQUER INDIV?DUO: O PROFESSOR. PRETENDE VERIFICAR A VIABILIDADE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. O TRABALHO TEM ENTÃO COMO AVERIGUAR SE HÁ UM DISTANCIAMENTO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE, INVESTIGAR A VIABILIDADE DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS QUE COLOQUE O FUTURO PROFESSOR DE FRENTE COM SUA REALIDADE QUE ? A SALA DE AULA. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMEÇA A SER DISCUTIDA NO BRASIL A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS EM 1827 E AQUI SE ACREDITAVA QUE O PROFESSOR NÃO PODIA DOMINAR APENAS O QUE ENSINARIA. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA SÃO OS PRECEPTORES ATUANTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E OS RESIDENTES.
PALAVRAS-CHAVES: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EXPERIÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA.