A DIFÍCIL COMPREENSÃO DOS DISCENTES COM O ASSUNTO DE REAÇÕES QUÍMICAS DESMOTIVA NÃO APENAS ELES COMO TAMBÉM O PROFESSOR GERANDO UM RESULTADO INSATISFATÓRIO E UMA GRANDE RECUSA COM OS CONTEÚDOS POSTERIORES QUE DEPENDEM INTEIRAMENTE DELE. POR ISSO, OS PROFESSORES VÊM ELABORANDO ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DESSE CONTEÚDO, UMA DELAS ? A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. A PARTIR DE TODA A HISTÓRIA QUE CERCA ESSE CONTEÚDO OS ALUNOS PODEM OBSERVAR A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA E AS MUDANÇAS QUE ELA PASSOU ATÉ OS DIAS ATUAIS, ISSO PROVOCA NO DISCENTE UMA SENSAÇÃO DE PROXIMIDADE, DE CURIOSIDADE E DE VONTADE DE COMPREENDER CADA VEZ MAIS. PENSANDO NISSO, ESSE ARTIGO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018, QUE SÃO UTILIZADOS ATUALMENTE, A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DE TRÊS CRITÉRIOS, SENDO ELES, A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, A ABORDAGEM AMPLA OU SUPERFICIAL E A INCLUSÃO DE EXERCÍCIOS QUE RELACIONEM A TEMÁTICA AO CONTEÚDO. OBSERVOU-SE QUE MUITOS LIVROS AINDA POSSUEM UMA ABORDAGEM SUPERFICIAL DO TEMA, SEM DAR MUITA ATENÇÃO, E OS EXERCÍCIOS POUCO SE RELACIONAM.