O ENSINO DE QUÍMICA ENFRENTA GRANDES DIFICULDADES NOS DIAS ATUAIS, A MANEIRA TRADICIONAL DE ENSINO APENAS COM A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS, MEMORIZAÇÃO DE FORMULAS E TEORIAS CAUSAM UMA GRANDE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM FRENTE AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PORTANTO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NECESSITA DE VÁRIOS FATORES QUE POSSAM APROXIMAR O ALUNO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA. CABE AO PROFESSOR ANALISAR AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E BUSCAR MEIOS E NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DESPERTAR O INTERESSE DO ESTUDANTE. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA ? INVESTIGAR E ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DE UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB FRENTE A DISCIPLINA DE QUÍMICA E PROPOR CONTRIBUIÇÕES QUE POSSAM POSSIBILITAR MELHORIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO.