RESUMO
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NÃO ? UM COMPLEMENTO CURRICULAR, MAS UM PROGRAMA PEDAGÓGICO QUE CONTRIBUI PARA A SUPERAÇÃO (E REFLEXÃO) DA DICOTOMIA TEORIA E PRÁTICA. NESSE SENTIDO, A RP ? UMA OPORTUNIDADE PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO E ALI?-LO ? TEORIA E ? PRÁTICA DOCENTE. NESSE ESTUDO SE DISCUTE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSA DIVISÃO, A PARTIR DE NOSSA EXPERIÊNCIA NA RP. PRETENDEMOS COMPREENDER A PR?XIS EDUCATIVA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR, POIS NELA DEVE PERMEAR TODA A (AUTO) FORMAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA DIMENSÃO DO ?SER PROFESSOR?. ESSA CONCEPÇÃO SERÁ DISCUTIDA ? LUZ DE TEÓRICOS E PENSADORES COMO PIMENTA, FREIRE, LIMA, ENTRE OUTROS. PROCEDEREMOS A UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA ENQUANTO DISCENTES/RESIDENTES, PARA, ENTÃO, REFLETIR SOBRE A TRADICIONAL DICOTOMIA TEORIA VS. PRÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE SUPERÁ-LA, NO CONTEXTO DA RP.