O PRESENTE TRABALHO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO ETNOGRÁFICO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CURSO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS ? JEPP/SEBRAE ? LUZ DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP). PARA ISSO, FOI UTILIZADO COMO CORPUS O MANUAL DO PARTICIPANTE DO CURSO JEPP, ALÉM DOS RELATOS DE OBSERVAÇÕES DOS ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID 2018/2020), DO CURSO LETRAS-PORTUGUÊS/UEPB, QUE PARTICIPARAM DA APLICAÇÃO DO CURSO NAS TURMAS DE 6º ANO DA E.M.E.F ANTÔNIO VITAL DO RÊGO, QUEIMADAS - PB. COMO BASE TEÓRICA, UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISADORES, COMO PEREIRA (2011), KLEIMAN (1995, 2009), BNCC (2017), ALÉM DE MARCUSCHI (2007) QUE APRESENTAM CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE TRABALHO COM LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LP. DESSA MANEIRA, ? POSSÍVEL COMPREENDER QUE O CURSO JEPP CONFIGURA-SE EM UMA OPORTUNIDADE INTERESSANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE MODO A POSSIBILITAR AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM QUE SE DESENVOLVEM NOS CONTEXTOS EM QUE SE USAM A LEITURA, A ESCRITA E A ORALIDADE, COM A PRESENÇA MARCANTE DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO REGULADORES DESSAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM, TENDO EM VISTA AS DIVERSAS FINALIDADES PRAGMÁTICAS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A EXPANSÃO DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES E EXTRAESCOLARES.