HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64514 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA" "resumo" => "A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ARIST?TELES, ISAAC NEWTON, QUEDA DOS CORPOS, QUEDA DOS CORPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID332_15102019185447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DAVE" "autor_email" => "davefisica58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - CAMPUS VIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64514 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô NA SALA DE AULA DE FÍSICA" "resumo" => "A PARTIR DE EXTENSA DISCUSSÃO SOBRE HFC NO ENSINO DE FÍSICA REALIZADA NO GRUPO DE PIBIDIANOS, APRESENTAMOS EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? E INTENTAMOS UMA ABORDAGEM ANCORADA NA HFC NO SENTIDO DE DESCONSTRU?-LA. ASSIM, O OBJETIVO ERA DESCONSTRUIR A ?ANEDOTA DA MA?? DE NEWTON? NA ABORDAGEM DA QUEDA DOS CORPOS A PARTIR DA HFC. A ETAPA DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES ENVOLVEU O ESTUDO DA HFC NO ENSINO, COM DISCUSSÕES NO GRUPO DE PIBIDIANOS, FOI ESCOLHIDO O CASO DA ?ANEDOTA DA MA?Ô POR SUA VISIBILIDADE, EM SALA DE AULA E LIVROS DIDÁTICOS, ENQUANTO CLARO EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO EQUIVOCADA E DANOSA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. AS AULAS FORAM PLANEJADAS SEGUNDO MOMENTOS PEDAGÓGICOS E EXECUTADAS EM DOIS ENCONTROS DE 50 MINUTOS CADA. FOI-SE CONSTATADO UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO QUE SE DIZ RESPEITO AS CONCEPÇÕES PRÉ-EXISTENTES DOS ALUNOS SOBRE A CONSTRUÇÃO NÃO LINEAR DA CIÊNCIA APÓS O USO DA ABORDAGEM HFC. E COM ISSO IDENTIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO COM O INTUITO DE CONSTRUIR UM SENSO CRÍTICO NOS ESTUDANTES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FINALMENTE, PODEMOS RESSALTAR AINDA QUE APÓS REFLETIR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA ATÉ ENTÃO, FICA CLARA A IMPORTÂNCIA PRESENTE EM AJUSTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MANEIRA A ATENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E ESTAREM DE ACORDO COM OS FATOS HISTÓRICOS QUE ENVOLVEM OS CONCEITOS QUE SÃO APRESENTADOS NAS AULAS DE FÍSICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ARIST?TELES, ISAAC NEWTON, QUEDA DOS CORPOS, QUEDA DOS CORPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA20_ID332_15102019185447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI SOUSA TEIXEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "DAVE" "autor_email" => "davefisica58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA - CAMPUS VIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }