Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIA E REFLEXÃO DE ALUNAS DO PROJETO PIBID

Palavra-chaves: LETRAMENTO MATEMÁTICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64305
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 1007
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIA E REFLEXÃO DE ALUNAS DO PROJETO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA PELAS ALUNAS DO PROJETO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS ERNESTO NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, OBJETIVA-SE AINDA REFLETIR SOBRE UM ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO, PRIVILEGIANDO UMA APRENDIZAGEM VOLTADA PARA O USO SOCIAL E REAL DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO SOARES (2000), FONSECA (2013), NACARATO (2014). ENTENDENDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, ? ESSENCIAL PARA QUE O EDUCANDO TENHA A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR E RECONHECER O PAPEL QUE A MATEMÁTICA REPRESENTA, DESCOBRINDO, RELACIONANDO E INFERINDO SIGNIFICADO PRÓPRIO ÀS SUAS DESCOBERTAS. O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS TEM OS ESPAÇOS NECESSÁRIOS PARA ESSAS AÇÕES ACONTECEREM COM SUCESSO, POIS OS CONCEITOS PODER?O SER CONSTRUÍDOS EM TORNO DE UMA QUESTÃO QUE SEJA DESAFIADORA E ESTIMULANTE AO ALUNO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID1007_08102019090855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENDES "
    "autor_email" => "mendeslidiane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64305
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 1007
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VIVÊNCIA E REFLEXÃO DE ALUNAS DO PROJETO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA PELAS ALUNAS DO PROJETO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS ERNESTO NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, OBJETIVA-SE AINDA REFLETIR SOBRE UM ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO, PRIVILEGIANDO UMA APRENDIZAGEM VOLTADA PARA O USO SOCIAL E REAL DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO SOARES (2000), FONSECA (2013), NACARATO (2014). ENTENDENDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, ? ESSENCIAL PARA QUE O EDUCANDO TENHA A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR E RECONHECER O PAPEL QUE A MATEMÁTICA REPRESENTA, DESCOBRINDO, RELACIONANDO E INFERINDO SIGNIFICADO PRÓPRIO ÀS SUAS DESCOBERTAS. O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS TEM OS ESPAÇOS NECESSÁRIOS PARA ESSAS AÇÕES ACONTECEREM COM SUCESSO, POIS OS CONCEITOS PODER?O SER CONSTRUÍDOS EM TORNO DE UMA QUESTÃO QUE SEJA DESAFIADORA E ESTIMULANTE AO ALUNO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID1007_08102019090855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENDES "
    "autor_email" => "mendeslidiane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA PELAS ALUNAS DO PROJETO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS ERNESTO NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, OBJETIVA-SE AINDA REFLETIR SOBRE UM ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO, PRIVILEGIANDO UMA APRENDIZAGEM VOLTADA PARA O USO SOCIAL E REAL DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. FUNDAMENTA-SE EM TEÓRICOS COMO SOARES (2000), FONSECA (2013), NACARATO (2014). ENTENDENDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, ? ESSENCIAL PARA QUE O EDUCANDO TENHA A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR E RECONHECER O PAPEL QUE A MATEMÁTICA REPRESENTA, DESCOBRINDO, RELACIONANDO E INFERINDO SIGNIFICADO PRÓPRIO ÀS SUAS DESCOBERTAS. O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS TEM OS ESPAÇOS NECESSÁRIOS PARA ESSAS AÇÕES ACONTECEREM COM SUCESSO, POIS OS CONCEITOS PODER?O SER CONSTRUÍDOS EM TORNO DE UMA QUESTÃO QUE SEJA DESAFIADORA E ESTIMULANTE AO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.