RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64696 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID852_17102019204411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64696 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID852_17102019204411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }