ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO.