Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA DENTRO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIAS, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64686
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 200
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA DENTRO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DAS AUTORAS, DURANTE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM FOCO NO RECURSO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, QUE FORAM USADAS PARA FIXAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ONDE FORAM REALIZADAS AS REGÊNCIAS. AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NÃO SÃO APENAS ATIVIDADES EXTRAS REALIZADAS EM CLASSE, MAIS SIM UMA GRANDE FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM, O QUE ? BEM VISÍVEL QUANDO SE TEM UMA VIVÊNCIA NA PRÁTICA, PERCEBE-SE QUE A PARTIR DO QUE APARENTA UM SIMPLES EXERCÍCIO, HÁ CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, POIS COMO SERÁ ABORDADO POSTERIORMENTE, ALÉM DE REFOR?AR O CONTEÚDO ANTERIOR AJUDA NA FIXAÇÃO DO PRÓXIMO. DESSE MODO SERÁ RELATADA A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NA APLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES EM DETERMINADA TURMA, E COMO ISSO INTERFERIU NO COMPORTAMENTO E APRENDIZADO DOS ALUNOS, QUAL A REAÇÃO DOS MESMOS DURANTE ESTA APLICAÇÃO, COMO OCORREU ? PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E CONJUNTA AOS COLEGAS, COM OBJETIVO DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E A BOA FUNCIONALIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA, RELACIONANDO COM OS PENSAMENTOS DOS AUTORES CITADOS E ATRAVÉS DA ABORDAGEM DA EXPERIÊNCIA COMPROVAR QUE SEUS IDEAIS ESTÃO COINCIDENTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIAS, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID200_19102019100503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA MOREIRA"
    "autor_email" => "maiara16moreirasilva@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64686
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 200
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA DENTRO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DAS AUTORAS, DURANTE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM FOCO NO RECURSO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, QUE FORAM USADAS PARA FIXAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ONDE FORAM REALIZADAS AS REGÊNCIAS. AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NÃO SÃO APENAS ATIVIDADES EXTRAS REALIZADAS EM CLASSE, MAIS SIM UMA GRANDE FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM, O QUE ? BEM VISÍVEL QUANDO SE TEM UMA VIVÊNCIA NA PRÁTICA, PERCEBE-SE QUE A PARTIR DO QUE APARENTA UM SIMPLES EXERCÍCIO, HÁ CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, POIS COMO SERÁ ABORDADO POSTERIORMENTE, ALÉM DE REFOR?AR O CONTEÚDO ANTERIOR AJUDA NA FIXAÇÃO DO PRÓXIMO. DESSE MODO SERÁ RELATADA A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NA APLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES EM DETERMINADA TURMA, E COMO ISSO INTERFERIU NO COMPORTAMENTO E APRENDIZADO DOS ALUNOS, QUAL A REAÇÃO DOS MESMOS DURANTE ESTA APLICAÇÃO, COMO OCORREU ? PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E CONJUNTA AOS COLEGAS, COM OBJETIVO DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E A BOA FUNCIONALIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA, RELACIONANDO COM OS PENSAMENTOS DOS AUTORES CITADOS E ATRAVÉS DA ABORDAGEM DA EXPERIÊNCIA COMPROVAR QUE SEUS IDEAIS ESTÃO COINCIDENTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIAS, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID200_19102019100503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA MOREIRA"
    "autor_email" => "maiara16moreirasilva@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB CAMPUS VI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DAS AUTORAS, DURANTE O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COM FOCO NO RECURSO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, QUE FORAM USADAS PARA FIXAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ONDE FORAM REALIZADAS AS REGÊNCIAS. AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NÃO SÃO APENAS ATIVIDADES EXTRAS REALIZADAS EM CLASSE, MAIS SIM UMA GRANDE FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM, O QUE ? BEM VISÍVEL QUANDO SE TEM UMA VIVÊNCIA NA PRÁTICA, PERCEBE-SE QUE A PARTIR DO QUE APARENTA UM SIMPLES EXERCÍCIO, HÁ CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, POIS COMO SERÁ ABORDADO POSTERIORMENTE, ALÉM DE REFOR?AR O CONTEÚDO ANTERIOR AJUDA NA FIXAÇÃO DO PRÓXIMO. DESSE MODO SERÁ RELATADA A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NA APLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES EM DETERMINADA TURMA, E COMO ISSO INTERFERIU NO COMPORTAMENTO E APRENDIZADO DOS ALUNOS, QUAL A REAÇÃO DOS MESMOS DURANTE ESTA APLICAÇÃO, COMO OCORREU ? PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E CONJUNTA AOS COLEGAS, COM OBJETIVO DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA E A BOA FUNCIONALIDADE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA, RELACIONANDO COM OS PENSAMENTOS DOS AUTORES CITADOS E ATRAVÉS DA ABORDAGEM DA EXPERIÊNCIA COMPROVAR QUE SEUS IDEAIS ESTÃO COINCIDENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.