TRABALHAR AS MEMÓRIAS ? TER A POSSIBILIDADE DE ENTRAR EM UM VASTO CAMPO DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, IDENTIFICAÇÃO, SENSIBILIDADE, RESSIGNIFICAÇÃO, CONCEITOS, CONSTRUÇÕES CULTURAIS, ENTRE OUTROS INÚMEROS ESPAÇOS, ALÉM DE PROPORCIONAR VOZ ÀS MUITAS VOZES SILENCIADAS, A HISTÓRIAS QUE NÃO TIVERAM LUGARES, ENFIM, ? COLOCAR O SUJEITO COMO ATUANTE DA HISTÓRIA. NESTE TRABALHO SERÁ ABORDADO, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DA CAPES, PELO PROJETO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA), UMA PESQUISA ONDE, ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO (GUARABIRA-PB), REALIZARAM ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE VIVERAM SUAS EXPERIÊNCIAS DE LAZER E DE ENSINO NO PERÍODO DE 1980 ATÉ 1990, COM O OBJETIVO DE QUE ELES TROUXESSEM PARA O ESPAÇO DA AULA DE HISTÓRIA AS NARRATIVAS DE MEMÓRIAS QUE REVELASSEM SUAS PRÁTICAS VIVIDAS, ASSIM FAZENDO COM QUE OS DISCENTES PERCEBESSEM QUE ELES NÃO SERIAM SUJEITOS QUE APENAS RECEBIAM CONHECIMENTO DADOS DO PROFESSOR, ALÉM DE ENFATIZAR O CARÁTER HUMANO DOS ALUNOS, ESTES QUE SÃO CAPAZES DE PRODUZIR, PENSAR, TOMAR DECISÕES, ESTES QUE SÃO CHEIOS DE CONHECIMENTOS E NÃO SÃO VAZIOS.