ESTE ESTUDO PROMOVE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO EM FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTIT?RIA PROFISSIONAL. TAMBÉM ? DISCUTIDO A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) COMO UM SUPORTE MEDIADOR E FORMADOR DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE: ALARC?O (1996); GIL (1994); PERRENOUD (2002); PIMENTA (2002) E SAVIANI (2000), CARACTERIZANDO-SE, DESSA FORMA, COMO UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. O GRADUANDO QUANDO INSERIDO NO CONTEXTO ESCOLAR DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO ? CAPAZ DE REFLETIR SOBRE SUA PERFORMANCE EM SALA DE AULA, E ATRAVÉS DISSO ELE/ELA TROCA EXPERIÊNCIAS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS COM OUTROS GRADUANDOS E TAMBÉM COM OS PROFESSORES SUPERVISORES, O QUE PROMOVE A PRÁTICA DA REFLEXÃO.