Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A GINCANA MATEMÁTICA COMO AÇÃO REFLEXIVA NA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, GINCANA MATEMÁTICA, JOGOS E LUDICIDADE, PROFISSÃO DOCENTE Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64323
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => """
      A GINCANA MATEMÁTICA COMO AÇÃO REFLEXIVA NA\r\n
      INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA
      """
    "resumo" => "EM NOSSO ARTIGO O NOSSO OBJETIVO ? ANALISAR O PAPEL DAS GINCANAS MATEMÁTICAS PROMOVIDAS PELO PIBID MATEMÁTICA DO CCHE COMO ESPAÇO PARA REFLEXÃO NA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) BUSCA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PIBID SE TORNA UM IMPORTANTE LABORATÓRIO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, ONDE FUTUROS PROFESSORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS CONVENIADAS E OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE PODEM INTERAGIR E DISCUTIR SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.  DENTRE AÇÕES REALIZADAS NESSA EDIÇÃO ESTÃO AS GINCANAS MATEMÁTICAS, EVENTO REALIZADO COM INTUITO DE MOBILIZAR OS ALUNOS A INTERAGIREM COM A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA, DESAFIADORA E PRAZEROSA. PARTINDO DESSE ENTENDIMENTO, APRESENTAMOS UM RELATO DE COMO ESSAS GINCANAS E PERCEBIDAS E FAZEMOS UMA ANÁLISE DE COMO AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA, NO FORMATO GINCANA, PODEM SE TORNAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. A ANÁLISE EM APONTADA PARA IMPORTÂNCIA NO PAPEL DAS GINCANAS COMO ESPAÇO NÃO S? DA DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE AOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR CONFORME SHULMAN (1986), MAS TAMBÉM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS CONVENIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, GINCANA MATEMÁTICA, JOGOS E LUDICIDADE, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID37_19102019174053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA RAYANE DE FARIAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA FARIAS"
    "autor_email" => "rf95402@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64323
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => """
      A GINCANA MATEMÁTICA COMO AÇÃO REFLEXIVA NA\r\n
      INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA
      """
    "resumo" => "EM NOSSO ARTIGO O NOSSO OBJETIVO ? ANALISAR O PAPEL DAS GINCANAS MATEMÁTICAS PROMOVIDAS PELO PIBID MATEMÁTICA DO CCHE COMO ESPAÇO PARA REFLEXÃO NA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) BUSCA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PIBID SE TORNA UM IMPORTANTE LABORATÓRIO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, ONDE FUTUROS PROFESSORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS CONVENIADAS E OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE PODEM INTERAGIR E DISCUTIR SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.  DENTRE AÇÕES REALIZADAS NESSA EDIÇÃO ESTÃO AS GINCANAS MATEMÁTICAS, EVENTO REALIZADO COM INTUITO DE MOBILIZAR OS ALUNOS A INTERAGIREM COM A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA, DESAFIADORA E PRAZEROSA. PARTINDO DESSE ENTENDIMENTO, APRESENTAMOS UM RELATO DE COMO ESSAS GINCANAS E PERCEBIDAS E FAZEMOS UMA ANÁLISE DE COMO AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA, NO FORMATO GINCANA, PODEM SE TORNAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. A ANÁLISE EM APONTADA PARA IMPORTÂNCIA NO PAPEL DAS GINCANAS COMO ESPAÇO NÃO S? DA DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE AOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR CONFORME SHULMAN (1986), MAS TAMBÉM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS CONVENIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, GINCANA MATEMÁTICA, JOGOS E LUDICIDADE, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID37_19102019174053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA RAYANE DE FARIAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA FARIAS"
    "autor_email" => "rf95402@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

EM NOSSO ARTIGO O NOSSO OBJETIVO ? ANALISAR O PAPEL DAS GINCANAS MATEMÁTICAS PROMOVIDAS PELO PIBID MATEMÁTICA DO CCHE COMO ESPAÇO PARA REFLEXÃO NA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) BUSCA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PIBID SE TORNA UM IMPORTANTE LABORATÓRIO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, ONDE FUTUROS PROFESSORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS CONVENIADAS E OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE PODEM INTERAGIR E DISCUTIR SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. DENTRE AÇÕES REALIZADAS NESSA EDIÇÃO ESTÃO AS GINCANAS MATEMÁTICAS, EVENTO REALIZADO COM INTUITO DE MOBILIZAR OS ALUNOS A INTERAGIREM COM A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA, DESAFIADORA E PRAZEROSA. PARTINDO DESSE ENTENDIMENTO, APRESENTAMOS UM RELATO DE COMO ESSAS GINCANAS E PERCEBIDAS E FAZEMOS UMA ANÁLISE DE COMO AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA, NO FORMATO GINCANA, PODEM SE TORNAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. A ANÁLISE EM APONTADA PARA IMPORTÂNCIA NO PAPEL DAS GINCANAS COMO ESPAÇO NÃO S? DA DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE AOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR CONFORME SHULMAN (1986), MAS TAMBÉM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS CONVENIADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.