EM NOSSO ARTIGO O NOSSO OBJETIVO ? ANALISAR O PAPEL DAS GINCANAS MATEMÁTICAS PROMOVIDAS PELO PIBID MATEMÁTICA DO CCHE COMO ESPAÇO PARA REFLEXÃO NA INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) BUSCA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O PIBID SE TORNA UM IMPORTANTE LABORATÓRIO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, ONDE FUTUROS PROFESSORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS CONVENIADAS E OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE PODEM INTERAGIR E DISCUTIR SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. DENTRE AÇÕES REALIZADAS NESSA EDIÇÃO ESTÃO AS GINCANAS MATEMÁTICAS, EVENTO REALIZADO COM INTUITO DE MOBILIZAR OS ALUNOS A INTERAGIREM COM A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA, DESAFIADORA E PRAZEROSA. PARTINDO DESSE ENTENDIMENTO, APRESENTAMOS UM RELATO DE COMO ESSAS GINCANAS E PERCEBIDAS E FAZEMOS UMA ANÁLISE DE COMO AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA, NO FORMATO GINCANA, PODEM SE TORNAR ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. A ANÁLISE EM APONTADA PARA IMPORTÂNCIA NO PAPEL DAS GINCANAS COMO ESPAÇO NÃO S? DA DISCUSSÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE AOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR CONFORME SHULMAN (1986), MAS TAMBÉM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS CONVENIADAS.