Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64322
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, NO BRASIL, VEM ACONTECENDO LENTAMENTE EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. MESMO COM TODAS AS GARANTIAS LEGAIS, NEM TODAS AS ESCOLAS DISPONIBILIZAM DE UM TRABALHO VOLTADO ? EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ENTRETANTO, ENTENDE-SE QUE O ATO DE INCLUSÃO NA ESCOLA, NÃO BENEFICIA APENAS AS PESSOAS QUE TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA OU PS?QUICA, MAS TAMBÉM, PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO ?TICO E DA CIDADANIA DE TODOS OS ALUNOS, ASSIM COMO DE TODOS ENVOLVIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. A PARTIR DISSO, OBJETIVA-SE NESSE TRABALHO, CONHECER AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS APRESENTADAS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, BEM COMO, AS METODOLOGIAS QUE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA INCLUIR ESSES ALUNOS E AINDA AS RELAÇÕES, INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS DESSES ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID455_09102019215246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA POLYANA PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "POLYANA BARBOSA"
    "autor_email" => "polyanabarbosa335@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64322
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, NO BRASIL, VEM ACONTECENDO LENTAMENTE EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. MESMO COM TODAS AS GARANTIAS LEGAIS, NEM TODAS AS ESCOLAS DISPONIBILIZAM DE UM TRABALHO VOLTADO ? EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ENTRETANTO, ENTENDE-SE QUE O ATO DE INCLUSÃO NA ESCOLA, NÃO BENEFICIA APENAS AS PESSOAS QUE TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA OU PS?QUICA, MAS TAMBÉM, PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO ?TICO E DA CIDADANIA DE TODOS OS ALUNOS, ASSIM COMO DE TODOS ENVOLVIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. A PARTIR DISSO, OBJETIVA-SE NESSE TRABALHO, CONHECER AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS APRESENTADAS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, BEM COMO, AS METODOLOGIAS QUE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA INCLUIR ESSES ALUNOS E AINDA AS RELAÇÕES, INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS DESSES ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID455_09102019215246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA POLYANA PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "POLYANA BARBOSA"
    "autor_email" => "polyanabarbosa335@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, NO BRASIL, VEM ACONTECENDO LENTAMENTE EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. MESMO COM TODAS AS GARANTIAS LEGAIS, NEM TODAS AS ESCOLAS DISPONIBILIZAM DE UM TRABALHO VOLTADO ? EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ENTRETANTO, ENTENDE-SE QUE O ATO DE INCLUSÃO NA ESCOLA, NÃO BENEFICIA APENAS AS PESSOAS QUE TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA OU PS?QUICA, MAS TAMBÉM, PRINCIPALMENTE NO DESENVOLVIMENTO ?TICO E DA CIDADANIA DE TODOS OS ALUNOS, ASSIM COMO DE TODOS ENVOLVIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. A PARTIR DISSO, OBJETIVA-SE NESSE TRABALHO, CONHECER AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS APRESENTADAS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, BEM COMO, AS METODOLOGIAS QUE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA UTILIZAM EM SALA DE AULA PARA INCLUIR ESSES ALUNOS E AINDA AS RELAÇÕES, INTERAÇÕES E INFLUÊNCIAS DESSES ALUNOS NO ESPAÇO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.