O PROJETO PROP?S UM ESQUEMA DE LEITURAS, ATIVIDADES INTERPRETATIVAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS QUE ABORDASSEM ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS CONTEXTUALIZADOS COM O COTIDIANO DO DISCENTE, UMA VEZ QUE, DIANTE DAS OBSERVAÇÕES NOTOU-SE A NECESSIDADE DE PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO. LOGO, QUESTIONANDO COMO DESENVOLVER OS VALORES HUMANOS, A CRITICIDADE E O ENGAJAMENTO SOCIAL DO ESTUDANTE POR MEIO DA LITERATURA, OBJETIVOU-SE, MEDIANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICAS DE REFLEXÃO, ANÁLISE E ESCRITA, BEM COMO ATIVIDADES LÚDICAS QUE EXPLORASSEM O IMAGINÁRIO TEXTUAL E ARTICULASSEM A AUTONOMIA PARA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA FOI PROPOSTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO B E C DO CEF. LUZIA MAIA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO LOCALIZADA EM CATOLÉ DO ROCHA - PB, O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CONTOS. DESSE MODO, O PROJETO REALIZOU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZADA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS ? PCN?S (2000); A BASE COMUM CURRICULAR NACIONAL ? BNCC (2015); MARCUSCHI (2008) E ROJO (2016). ASSIM, O PROJETO EMPREENDEU UM PANORAMA DE LITERATURAS TRATANDO PERSONAGENS, ESPAÇOS E ENREDOS DIFERENTES, ALCANÇANDO CONVERSAÇÕES SOBRE VARIADAS TEMÁTICAS E A CONSTITUIÇÃO DE TEXTOS QUE SER?O REUNIDOS PARA FORMAÇÃO DE UM LIVRO QUE IR? COMPOR O ACERVO BIBLIOTEC?RIO DA ESCOLA.