Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SISTEMA URIN?RIO

Palavra-chaves: LÚDICO, SISTEMA URIN?RIO, ENSINO Pôster (PO) GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64436
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 386
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SISTEMA URIN?RIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP).  REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 26 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIAS 09, 14, E 21 DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROT?TIPOS DO SISTEMA URIN?RIO), COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A CONFECÇÃO E O USO DE MODELOS DIDÁTICOS CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  ESTA PESQUISA ? DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA E APÓS APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROT?TIPO. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROT?TIPOS CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBU?RAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SISTEMA URIN?RIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID386_19102019151504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA"
    "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64436
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 339
    "inscrito_id" => 386
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: SISTEMA URIN?RIO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP).  REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 26 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIAS 09, 14, E 21 DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROT?TIPOS DO SISTEMA URIN?RIO), COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A CONFECÇÃO E O USO DE MODELOS DIDÁTICOS CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  ESTA PESQUISA ? DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA E APÓS APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROT?TIPO. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROT?TIPOS CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBU?RAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01 – Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SISTEMA URIN?RIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA17_ID386_19102019151504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO LUNA"
    "autor_email" => "socorroo101@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 26 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIAS 09, 14, E 21 DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROT?TIPOS DO SISTEMA URIN?RIO), COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A CONFECÇÃO E O USO DE MODELOS DIDÁTICOS CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA ? DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA E APÓS APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROT?TIPO. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROT?TIPOS CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBU?RAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.