O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). REALIZOU-SE UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, COM A TURMA DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMPOSTA POR 26 ALUNOS. A PESQUISA OCORREU NOS DIAS 09, 14, E 21 DE AGOSTO DE 2019 NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO REGO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE- PB. ESTA INTERVENÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS (PROT?TIPOS DO SISTEMA URIN?RIO), COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A CONFECÇÃO E O USO DE MODELOS DIDÁTICOS CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTA PESQUISA ? DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA E APÓS APLICADO UM QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE. APÓS ESTA ETAPA, A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS, NO QUAL, CADA GRUPO CONFECCIONOU UM PROT?TIPO. APÓS AS CONFECÇÕES, FOI APLICADO NOVAMENTE UM QUESTIONÁRIO PÓS-TESTE, ESTE APRESENTAVA AS MESMAS QUESTÕES, PORÉM EM ORDEM ALTERNADA. FORAM UTILIZADAS DUAS QUESTÕES OBJETIVAS, ESTAS FORAM AVALIADAS POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS, DESTA FORMA, VERIFICOU-SE A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO E USO DOS MODELOS DIDÁTICOS. NOSSOS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS PROT?TIPOS CONFECCIONADOS E UTILIZADOS PELOS ALUNOS CONTRIBU?RAM DE FORMA RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO MESMO TEMPO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE INOVAR O ENSINO, COM ESTRATÉGIAS DE BAIXO CUSTO FINANCEIRO.