A PRESENTE DISCUSSÃO TEM O INTUITO PRINCIPAL DE RETRATAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE HISTÓRIA, FINANCIADA PELA CAPES, NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR JOSÉ BORGES, LOCALIZADA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA PB . O RELATO GIRA EM TORNO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE OFICINA COM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II . A DISCUSSÃO TER? ENFOQUE NA OFICINA REALIZADA SOBRE VIOLÊNCIA . BUSCANDO RETRATAR TRÊS MOMENTOS DE : REFLEXÃO, DIÁLOGO E PRÁTICA. A EFETIVAÇÃO DA MESMA OFERECEU SUBS?DIOS A ESCOLA DIANTE DE UM TEMA TÃO RECORRENTE E NECESSÁRIO A SER TRABALHADO E DIALOGADO COM OS JOVENS E ADOLESCENTES, HAJA VISTA QUE SÃO OS PRINCIPAIS ALVOS DA VIOLÊNCIA. DESSE MODO , A ABORDAGEM A SEGUIR PRETENDE DESTACAR A INSERÇÃO DOS RESIDENTES NA UNIDADE ESCOLAR E A INCORPORAÇÃO DESTES COMO REDE DE APOIO PARA TODOS OS EMBLEMAS, MUDANÇAS E CONTEXTOS ESCOLARES, COMO TAMBÉM A METODOLOGIA PENSADA PARA REALIZAÇÃO DO ATO PEDAGÓGICO E EM CONSON?NCIA OS RESULTADOS OBSERVADOS.