TENDO EM VISTA QUE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ACONTECEM QUANDO SE ? AFETADO POSITIVAMENTE, O AFETO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ? A FORMA COMO O EDUCADOR ATINGE O ALUNO TANTO DE FORMA POSITIVA QUANTO NEGATIVA. SENDO ASSIM, PROBLEMATIZAMOS, PORTANTO, UMA REFLEXÃO SOBRE UMA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA - PIBID, NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM QUEIMADAS/PB, SOBRE COMO A AFETIVIDADE NA SALA DE AULA INFLUENCIOU NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS. DESTA MANEIRA, OBJETIVAMOS NESTE TRABALHO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS, ATRAVÉS DO FAZER PEDAGÓGICO. PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DA ANÁLISE, UTILIZAREMOS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE AUTORES, COMO: HENRI WALLON E ARTIGOS ACADÊMICOS DE OUTROS AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE A TEMÁTICA. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE O AFETO ? UM ELEMENTO INDISPENS?VEL PARA A APRENDIZAGEM (WALLON, 1995), (LEITE E TASSONI, 2002) E (FREIRE, 1996) E PARA A CONSTRUÇÃO COGNITIVA DO ALUNO E, AINDA, DEVE SER COMPROMETIMENTO PESSOAL DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.