ESTE TRABALHO ? RESULTADO DAS VIVÊNCIAS ADQUIRIDAS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS, UEPB, CAMPUS I, COTA 2018-2019, EM PARCERIA COM A CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). AO LONGO DA REGÊNCIA, REALIZADA NA E. E. E. F. M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, EM QUEIMADAS - PB, TIVEMOS A PREOCUPAÇÃO DE DESENVOLVER UM TRABALHO PEDAGÓGICO DIRECIONADO A DISCUSSÕES E REFLEXÕES ACERCA DE DIVERSAS TEMÁTICAS EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO. EM UM DESSES MOMENTOS, ABORDAMOS A FIGURA DE JACKSON DO PANDEIRO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRODUÇÃO MUSICAL PARA A CULTURA NORDESTINA. DESSA FORMA, OBJETIVAMOS REFLETIR ACERCA DA EXPERIÊNCIA COM AS MÚSICAS DE JACKSON DO PANDEIRO EM SALA DE AULA, EM ESPECIAL AQUELAS QUE ABORDAM A REPRESENTAÇÃO DA MULHER, POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS DISCENTES, O GÊNERO COMENT?RIO. PARA SUBSIDIAR O TRABALHO, RECORREMOS A UMA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO, ATRELADA AO MÉTODO DA PESQUISA-AÇÃO. ALÉM DISSO, TODO O DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA ESTÁ RELACIONADO ? APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), ELABORADA PARA AS AULAS DE LÍNGUA, A QUAL NOMEAMOS DE ?ENTRE FILOMENAS E SEBASTIANAS: A PRODUÇÃO CULTURAL E AS MULHERES NAS MÚSICAS DE JACKSON DO PANDEIRO?. POR ÚLTIMO, NA CONSTRUÇÃO DE NOSSAS REFLEXÕES, TIVEMOS O APOIO TEÓRICO DE ARAÚJO E SILVA (2015), CAMPOS (2017), K?CHE (2010), PAULA (2008), ENTRE OUTROS.