ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UMA INTERVENÇÃO ORGANIZADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COM FOCO NA RETEXTUALIZAÇÃO DE MITOS POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ). O MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO FOI O ESTUDO DE CAMPO DESENVOLVIDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DURANTE A IMERSÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID 2018/2020), DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS ? UEPB, EM UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, CONTEMPLAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE SCHNEWLY E DOLZ (2004), DION?SIO E MENDON?A (2002), MAT?NCIO (2007), (GERALDI, 1993) E DE DELL?ISOLA (2007). A VIVÊNCIA PROPORCIONOU AOS ALUNOS, DA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR/ALUNOS E ALUNOS/ALUNOS, E VIABILIZOU MELHOR APROPRIAÇÃO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGENS, A SABER: AÇÃO, DISCURSIVA E LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, PROPOSTA POR SCHNEWLY E DOLZ (1999) E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES.