A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA ABORDAGEM AO TEMA DE VIOLÊNCIA SOCIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64383 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 642 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA ABORDAGEM AO TEMA DE VIOLÊNCIA SOCIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O RESPECTIVO ARTIGO TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DA INSERÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM AO TEMA VIOLÊNCIA SOCIAL. A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DA 3 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA E.E.E.F.M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, QUEIMADAS-PB. SABENDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE QUE A GEOGRAFIA PROP?EM AO DOCENTE, A MÚSICA ENTRA COMO MÉTODO DIN?MICO, ATRATIVO E QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, PRESSUP?EM UMA BOA ACEITAÇÃO DA TURMA NO ENGAJAMENTO DE REALIZAR A OBRA SOLICITADA, E TEVE SIM ÊXITO COM O QUE FOI APRESENTADO PELOS ALUNOS. SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA ESTÁ ATENTO ÀS ATUALIDADES DO MUNDO, ? PERTINENTE TAMBÉM DE SUA REALIDADE SOCIAL E DOS SEUS ALUNOS, ONDE SE ENCONTRAM INSERIDOS NA SOCIEDADE, QUE A PROPOSTA DO TEMA ? ALGO QUE SE ENCONTRAM NO SEU CONVÍVIO, SEJAM RESIDENTES NA ZONA RURAL OU URBANA, ASSIM LEVAMOS O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA BUSCA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E A CAPACIDADE DE AGIREM NO COMBATE OU PREVENÇÃO. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA SOCIOCONSTRUCTIVISTA, DE VYGOTSKY QUE PERMITE ÊNFASE NA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DO ESTUDANTE, D? IMPORTÂNCIA AO CONTEXTO QUE SE APRENDE, FOCO EM ATIVIDADES DE GRUPO, NA LINGUAGEM E NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. FEITO A TENTATIVA DE QUEBRAR A RUPTURA DE QUE A MÚSICA ? APENAS ALGO QUE VENHA PROPOR UMA DIVERSÃO, MAS ELA TRAZ ATRAVÉS DE SUA LETRA, EXPRESSAR UM SIGNIFICADO CULTURAL, ?TICO E SOCIAL DE ALGO OU ALGU?M QUANDO SE ENCONTRAM INSERIDOS NAQUELE ESPAÇO GEOGRÁFICO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, MUSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID642_15102019113348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ARAUJO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MATEUS ARA?JO" "autor_email" => "mat.araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64383 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 642 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA ABORDAGEM AO TEMA DE VIOLÊNCIA SOCIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O RESPECTIVO ARTIGO TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DA INSERÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM AO TEMA VIOLÊNCIA SOCIAL. A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DA 3 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA E.E.E.F.M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, QUEIMADAS-PB. SABENDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE QUE A GEOGRAFIA PROP?EM AO DOCENTE, A MÚSICA ENTRA COMO MÉTODO DIN?MICO, ATRATIVO E QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, PRESSUP?EM UMA BOA ACEITAÇÃO DA TURMA NO ENGAJAMENTO DE REALIZAR A OBRA SOLICITADA, E TEVE SIM ÊXITO COM O QUE FOI APRESENTADO PELOS ALUNOS. SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA ESTÁ ATENTO ÀS ATUALIDADES DO MUNDO, ? PERTINENTE TAMBÉM DE SUA REALIDADE SOCIAL E DOS SEUS ALUNOS, ONDE SE ENCONTRAM INSERIDOS NA SOCIEDADE, QUE A PROPOSTA DO TEMA ? ALGO QUE SE ENCONTRAM NO SEU CONVÍVIO, SEJAM RESIDENTES NA ZONA RURAL OU URBANA, ASSIM LEVAMOS O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA BUSCA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E A CAPACIDADE DE AGIREM NO COMBATE OU PREVENÇÃO. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA SOCIOCONSTRUCTIVISTA, DE VYGOTSKY QUE PERMITE ÊNFASE NA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DO ESTUDANTE, D? IMPORTÂNCIA AO CONTEXTO QUE SE APRENDE, FOCO EM ATIVIDADES DE GRUPO, NA LINGUAGEM E NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. FEITO A TENTATIVA DE QUEBRAR A RUPTURA DE QUE A MÚSICA ? APENAS ALGO QUE VENHA PROPOR UMA DIVERSÃO, MAS ELA TRAZ ATRAVÉS DE SUA LETRA, EXPRESSAR UM SIGNIFICADO CULTURAL, ?TICO E SOCIAL DE ALGO OU ALGU?M QUANDO SE ENCONTRAM INSERIDOS NAQUELE ESPAÇO GEOGRÁFICO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, MUSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID642_15102019113348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ARAUJO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "MATEUS ARA?JO" "autor_email" => "mat.araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }