O RESPECTIVO ARTIGO TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DA INSERÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM AO TEMA VIOLÊNCIA SOCIAL. A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DA 3 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA E.E.E.F.M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, QUEIMADAS-PB. SABENDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE QUE A GEOGRAFIA PROP?EM AO DOCENTE, A MÚSICA ENTRA COMO MÉTODO DIN?MICO, ATRATIVO E QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, PRESSUP?EM UMA BOA ACEITAÇÃO DA TURMA NO ENGAJAMENTO DE REALIZAR A OBRA SOLICITADA, E TEVE SIM ÊXITO COM O QUE FOI APRESENTADO PELOS ALUNOS. SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA ESTÁ ATENTO ÀS ATUALIDADES DO MUNDO, ? PERTINENTE TAMBÉM DE SUA REALIDADE SOCIAL E DOS SEUS ALUNOS, ONDE SE ENCONTRAM INSERIDOS NA SOCIEDADE, QUE A PROPOSTA DO TEMA ? ALGO QUE SE ENCONTRAM NO SEU CONVÍVIO, SEJAM RESIDENTES NA ZONA RURAL OU URBANA, ASSIM LEVAMOS O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA BUSCA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E A CAPACIDADE DE AGIREM NO COMBATE OU PREVENÇÃO. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA SOCIOCONSTRUCTIVISTA, DE VYGOTSKY QUE PERMITE ÊNFASE NA DIMENSÃO SOCIOCULTURAL DO ESTUDANTE, D? IMPORTÂNCIA AO CONTEXTO QUE SE APRENDE, FOCO EM ATIVIDADES DE GRUPO, NA LINGUAGEM E NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. FEITO A TENTATIVA DE QUEBRAR A RUPTURA DE QUE A MÚSICA ? APENAS ALGO QUE VENHA PROPOR UMA DIVERSÃO, MAS ELA TRAZ ATRAVÉS DE SUA LETRA, EXPRESSAR UM SIGNIFICADO CULTURAL, ?TICO E SOCIAL DE ALGO OU ALGU?M QUANDO SE ENCONTRAM INSERIDOS NAQUELE ESPAÇO GEOGRÁFICO