O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADO NO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS ? DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS ALUNOS. COM OS TEXTOS EM FOCO, ? POSSÍVEL TRABALHAR ORALIDADE, LEITURA, INTERPRETAÇÃO, GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA, ESCRITA E REESCRITA NAS AULAS, TODOS OS EIXOS DE ENSINO DA DISCIPLINA. TENDO ISTO EM MENTE, UTILIZAMOS A METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) PARA REALIZAR UM PROJETO, DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL MÚSICA EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL II. ASSIM, ? OBJETIVO DESTE TRABALHO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA TURMA DO 8º ANO, DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL - CEAI DR. JOÃO PEREIRA DE ASSIS. PARA TAL, NOS PAUTAMOS NOS ESTUDOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004); MARCUSCHI (2003); PEREIRA (2010) ENTRE OUTROS, E PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TAIS COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, 2017) E OS REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DA PARAÍBA (PARAÍBA, 2010).